A Netflix estreou um novo sistema de avaliação para os filmes e séries de seu acervo, a partir da última quarta-feira (5). Dessa maneira, saem as antigas estrelas e entram os ‘likes’ (curtir, em inglês) ou ‘dislikes’ (descurtir), recurso similar ao do Facebook. A médio e longo prazo, a nova ferramenta vai resultar no aprimoramento das recomendações, que serão também mais acertivas para os usuários.
A partir de agora, haverá uma porcentagem que indica o quão relevante determinado título é para você, baseado justamente em seus likes ou dislikes, como já ocorre no aplicativo de relacionamento Tinder. Nele, a plataforma recomenda aos usuários possíveis parceiros de acordo com interesses em comum. Assim, se ambos gostarem um do outro há o que chamam de match (corresponder, em inglês).
Netflix ganha novo sistema de avaliação de filmes (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)
Sistema de classificação por estrelas
Antes da mudança, os usuários podiam avaliar uma recomendação com uma a cinco estrelas e diferentemente do que muitos pensavam, a empresa de streamming de vídeos esclareceu que o sistema de estrelas não avaliava a qualidade de um filme. A Netflix afirmou, ainda, que a antiga ferramenta era bastante subjetiva e que, por isso, os usuários não sabiam muito sobre o seu funcionamento.
Segundo a empresa, "esse número representa uma previsão daquilo que a Netflix acha que você vai gostar de assistir com base em suas preferências individuais. A porcentagem é baseada somente em nossos algoritmos de análise de seus hábitos individuais de visualização e comportamento - não é um resultado geral da popularidade do título na plataforma."
A mudança foi motivada por alguns aspectos. O maior deles é que com o sistema de Curtir (polegar para cima) e Não Curtir (polegar para baixo) a Netflix consegue saber com muito mais precisão quais títulos são mais bem avaliados ou não. Isso contribui para que o algoritmo acerte mais vezes nas sugestões de filmes, séries ou documentários.
Como funciona?
Ao aparecer um título recomendado, você pode dar like caso tenha gostado, o que vai significar que você quer ver mais conteúdos similiares a ele. No caso do deslike, a plataforma vai entender o seu desi
... nteresse por aquele vídeo ou assunto e parará de recomendá-los para você.
Além disso, por ser muito mais fácil e intuitivo apenas dizer se “gostou” ou “não gostou” do filme, o novo sistema de avaliação aumentará ainda mais a participação dos assinantes. Em um teste prévio constatou-se que o número de usuários que avaliavam os filmes aumentou em 200%.