Mais de 300 mil brasileiros tentaram acessar – somente nas últimas 24 horas – um golpe no WhatsApp que oferece ovos de Páscoa gratuitos. A contagem foi divulgada na tarde desta quinta-feira (6) pela empresa de segurança PSafe, que alerta para os riscos que os internautas correm ao abrir os links que prometem brindes da rede de lojas Kopenhagen.
Os responsáveis pelo golpe repetem as mesmas artimanhas adotadas na campanha maliciosa que oferece R$ 500 em vale-compras das lojas O Boticário. A mensagem com a suposta promoção é compartilhada e, ao clicar no link, a vítima é levada para uma página com três perguntas sobre a Kopenhagen. Na sequência, é incentivada a compartilhar o link do cupom com dez amigos. O passo seguinte é chegar a um site malicioso que oferece assinaturas de serviços pagos de telefonia.
“Essa falsa campanha apresentou uma rápida curva de crescimento nas últimas 24 horas, o que nos leva a crer que os cibercriminosos estão fazendo sua divulgação por meio de propagandas incentivadas em outras plataformas além do aplicativo de mensagens instantâneas”, disse o gerente de segurança da PSafe, Emilio Simoni, em nota.
Entre as recomendações da empresa de segurança digital estão o download de aplicativos somente nas lojas oficiais (Google Play, se for Android, ou App Store, se for iPhone); manter o sistema operacional atualizado; e desconfiar de promoções “exageradas” que chegam por mensagens.
Em postagem
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como excluir o histórico de localização do Google Maps no celular
- Xiaomi promete devolver dinheiro a clientes caso lucro seja alto
- Elder Scrolls Online: Summerset vale a pena? Testamos a nova expansão
- Nvidia GeForce RTX 2080 vs GTX 1080: entenda o que muda nas placas
- Lista reúne os momentos mais épicos e bizarros do RPG Undertale
- Como denunciar conversas no Facebook Messenger
- Status do League of Legends: saiba se está fora do ar ou em manutenção
- Foto para Tinder: nove dicas que podem melhorar sua imagem no app
- Tire selfies na câmera do iOS com os fones de ouvido da Apple
- Uber passa a aceitar boleto e transferência bancária; saiba como