O Instagram, rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, criada em 2010 pelos programadores Kevin Systrom e Mike Krieger, se tornou uma febre em pouco tempo. O serviço foi comprado pelo Facebook em abril de 2012, por cerca de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 3 bilhões) e, em agosto do mesmo ano, passou a receber uma grande quantidade de atualizações. Em 2017, a rede já conta com mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo. Se você está curioso para saber como a plataforma mudou nestes anos, confira.
A versão web do Instagram foifinalmente lançadaem 2013, no dia 5 de fevereiro. Na época, esse era um dos recursos mais pedidos pelos usuários e, ao ser disponibilizado, procurava reproduzir a experiência dos aplicativos móveis no desktop, sem muitas inovações e com ausência de algumas funções. Atualmente, já é possível curtir, comentar nos posts e ver as notificações pela tela do PC.
Instagram Web ganha central de notificações (Foto: Luana Marfim/TechTudo)
Suporte a vídeo
Revelado em 20 de junho de 2013, o suporte a vídeo foi uma função muito aguardada pelos usuários, que desejavam mais do que fotos para reproduzir seu dia a dia. Na época, a plataforma só suportava conteúdos com até 15 segundos de duração, mas ganhou 13 novos filtros exclusivos e a possibilidade de usar um frame específico como capa. Agora, os usuários podem fazer vídeos de até um minuto.
A próxima grande inovação ocorreu em 2015, com o lançamento do Boomerang. O aplicativo permitia fazer uma série de fotos e transformá-las em um pequeno vídeo em loop. A função foi integrada ao app principal do Instagram em 2016, com a possibilidade de usar o recurso dentro do Stories.
Em 2016 também ocorreu uma das mudanças mais controversas da rede social, com a adição de um algoritmo semelhante ao do Facebook, que decide automaticamente quais conteúdos os usuários estariam mais interessados e filtra o que most
... rar em seus feeds. A justificativa apresentada para a alteração, na época, foi que as pessoas não conseguiam ver cerca de 70% do que era publicado.
Stories
Outra mudança marcante foi a introdução do Stories, em agosto de 2016. Semelhante ao Moments do Snapchat, o Stories permite que usuários possam compartilhar conteúdos de fotos e vídeos, para todos os usuários, com tempo de duração máxima de 24 horas. Nela, você sabe quem visualizou as suas publicações, ao rolar a tela para cima, além de poder adicionar textos, stikers e a sua localização.
Vídeo ao vivo
No início, o Stories só possuía suporte para fotos e vídeos mas, em novembro de 2016, passou a permitir também a adição de vídeos ao vivo, outra função também encontrada no Snapchat. Este ano, o recurso recebeu atualização e agora é possível salvar os seus próprios vídeos ao final da live.
São Paulo foi a primeira cidade do Brasil a receber os Geostikers do Instagram (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)
Fotos em carrossel
Em fevereiro deste ano, a rede social liberou a postagem de até dez fotos e vídeos com forma de carrossel de mídias com o mesmo filtro de imagem. Para visualizá-las, os usuários deverão rolar a tela para o lado esquerdo, caso estejam sinalizados os pontinhos azuis abaixo das fotos, bem como o ícone de carrossel (sempre localizado à direita superior das publicações no app).
Instagram permite post com até dez fotos (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)
A fim de garantir a segurança dos usuários da rede social, o Instagram anunciou em 23 de março a verificação em duas etapas. A partir de agora, os usuários podem lançar mão de um código, geralmente enviado para o celular do dono do perfil por meio de SMS, além do clássico login e senha. Algumas fotos consideradas sensíveis podem receber blur. Para visualizá-las, será necessário pressioná-las.
Ativando a autenticação em duas etapas no Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Chat e fotos e vídeos efêmeros no mesmo lugar
A mudança mais recente, anunciada no dia 11 de abril, reúne fotos e vídeos 'que somem depois de vistos' junto com texto e outros conteúdos compartilhados em uma conversa privada por inbox, no Instagram Direct. Antes, só era possível interagir por meio de mensagem de texto, imagens da câmera e emojis. Porém, com o novo Direct, todos os tipos de interação estão disponíveis em uma única conversa — inclusive as fotos e vídeos efêmeros.
Novo Instagram Direct (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)