Dicas O que é 'Hyper Threading' nos processadores da Intel?
As principais linhas de processadores da Intel costumam apresentar uma tecnologia chamada de Hyper Threading. O termo serve para designar uma característica extremamente importante das CPUs da marca e que acaba impactando de forma sensível a performance de cada processador e seu preço, sobretudo quando considerado o uso em aplicações mais pesadas.
A seguir, você vai ficar por dentro de como o Hyper Threading funciona e descobrir o que o faz tão importante nos processadores da Intel.
Threading e threads
Você pode compreender o termo “threads” como tarefas sendo realizadas pelo processador, como manter o anti-vírus rodando em segundo plano enquanto você assiste a um vídeo e ouve seus sons. Threads são realizadas, em geral, de forma paralela nos processadores de mais de um núcleo e dependem diretamente do nível de otimização do software que você está rodando.
Quando se usa “threading” em relação a processadores, a ideia gira em torno do agendamento de tarefas a serem executadas por um processador. Para que tudo funcione corretamente na sua máquina, um regime extremamente preciso, na casa dos nanosegundos, precisa ser seguido na ordem em que cada instrução passada à CPU é processada.
Considere que um processador recebe um conjunto de instruções para serem trabalhadas. Se ele está sozinho, no sentido de que há apenas um núcleo para trabalhar, será preciso esperar que cada uma dessas tarefas seja agendada e encarada pelo núcleo, que irá processá-la e dar saída aos dados. É dessa forma que processadores de um único núcleo funcionam.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Mas e como acelerar?
Se você pegar o exemplo do parágrafo anterior e colocar mais núcleos para trabalhar as instruções, haverá um ganho de velocidade no processamento: mais threads poderão ser executadas simultaneamente, já que existirão mais núcleos de processamento em que tarefas serão agendadas de forma independente umas das outras.
Em condições ideais, processadores teriam sempre uma quantidade maior de núcleos porque isso os torna efetivamente mais rápidos, ou pelo menos mais robustos, já que passam a ter capacidade real de trabalho multiplicada. Mas encher uma CPU de alguns milímetros quadrados de núcleos físicos não é viável do ponto de vista do custo e até mesmo dos processos de manufatura usados atualmente. E é aí que entra a ideia do Hyper Threading.
Hyper Threading
Como vimos, de uma forma bem resumida e simples, “threading” é o agendamento de “threads” dentro de um processador (vale lembrar, as definições técnicas, ao pé da letra, desses dois termos são muito mais abrangentes, mas nosso foco não está no estudo delas).
Se você está seguindo os exemplos, deve ter percebido que, mesmo num processador multicore qualquer, núcleos da CPU podem acabar ociosos de tempos em tempos por uma série de circunstâncias: algumas threads podem ser menos complexas que outras, ou um núcleo pode terminar sua carga de trabalho de forma mais rápida que o seu vizinho, ficando um tempo ocioso, sem fazer nada.
Essa ociosidade não é ideal: é desperdício de energia, que continua circulando na CPU, quer ela trabalhe ou não, além de ser um foco de ineficiência, já que os pedaços ociosos do processador poderiam ser melhor aproveitados se postos para trabalhar em mais threads.
O Hyper Threading é uma tecnologia, portanto, que permite que os processadores multicore (dois, quatro, seis, oito e, atualmente, já em 10 e 12 núcleos) tenham acesso a um recurso de agendamento de tarefas muito mais esperto, no sentido de que é capaz de encaminhar as threads aos núcleos da CPU de forma muito mais ágil em busca da diminuição desses períodos de ociosidade.
Processadores com Hyper Threading disponível atingem performance muito melhor em aplicações que dependem de alto grau de paralelismo de processamento de dados (ou, como vimos, que são capazes de passar um
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Spotify amplia plano família para até seis pessoas pelo mesmo preço
- God of War: como resolver o desafio das placas iluminadas em Alfheim
- Quem ligou? Conheça cinco identificadores de chamadas para smartphones
- Conheça a capinha modular que adiciona memória e bateria ao celular
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild inova sem perder a essência
- Celular com bateria recarreg?vel via energia solar ser? lan?ado no MWC
- Próximo fone de ouvido da Apple pode vir com ‘cancelador de ruído smart’
- Como usar duas contas de usuário no Google Chrome para iPhone
- Problemas no roteador sem fio? Veja como resolver
- Como ativar o Deezer Premium grátis da TIM