Durante sua participação na GTC 2017 (GPU Technology Conference), a Nvidia fez uma demonstração de uma instalação que permite o uso de realidade virtual em um modo multiplayer local, com tudo rodando a partir de quatro máquinas virtuais hospedadas em um servidor. Para isso, foram necessárias quatro placas Quadro P6000 e, claro, quatro conjuntos completos do HTC Vive. A técnica abre espaço para uma série de usos e aplicações que podem ajudar na popularização da realidade virtual, já que torna possível o streaming de conteúdos e desobriga o uso de máquinas caríssimas.
Servidor abriga as quatro placas Quadro P6000 e permite rodar realidade virtual para quatro usuários simultâneos no mesmo ambiente (Foto: Divulgação/Nvidia)
Não se trata de uma instalação barata em nenhuma medida, já que quatro HTC Vive e quatro placas Quadro P6000 não são pouca coisa. Mas a tecnologia da Nvidia abre espaço para que o streaming de jogos e experiências em realidade virtual, inclusive com a habilidade de se oferecer multiplayer local, seja possível em pouco tempo.
Isso porque, embora as placas Quadro sejam mais caras e orientadas a um perfil de usuário com ambições mais profissionais, a P6000 usa basicamente o mesmo processador gráfico GP102, encontrado nas atuais e mais domésticas Geforce GTX Titan Xp e GTX 1080 Ti.
... ém chama atenção para o fato de que a tecnologia pode contribuir na popularização da realidade virtual. O acesso a conteúdo em máquinas virtuais pode desobrigar o consumidor de investir pesado num computador poderoso o suficiente para dar conta das exigências dos headsets disponíveis atualmente.
Entre outras aplicações, a Nvidia aponta inclusive usos que saem do mundo do entretenimento para a sua plataforma multiplayer em realidade virtual. Plataformas de treinamento militar ou de qualquer atividade que se beneficie de ambientes de simulação, por exemplo, poderiam tirar proveito desse tipo de estrutura.