O Storage Sense (ou Sensor de Armazenamento, em português) é uma função nativa do Windows que ajuda a recuperar espaço em disco de forma automática. Com o recurso, um usuário pode descobrir qual a quantidade de memória do sistema operacional que está sendo ocupada por cada tipo de arquivo individual e escolher em qual mídia de armazenamento deseja salvar seus aplicativos, documentos, músicas, fotos e vídeos por padrão.
É possível usar a ferramenta para monitorar e liberar, automaticamente, espaço de armazenamento em seu computador. Assim como excluir arquivos antigos, monitorar tipos de arquivos específicos, entre outras funções muito úteis.
Aplicativo do TechTudo: receba notícias de tecnologia no celular
Liberar espaço em disco pode ser uma tarefa difícil e que requer organização por parte do usuário. O Storage Sense automatiza boa parte do processo. A Microsoft lançou o Storage Sense como parte do Windows 10 original em 2015, embora tenha sido parte do Windows Phone desde os dias da versão 8.1. Agora, o Windows 10 Creators Update trouxe uma atualização para o recurso Storage Sense, tornando-o uma ferramenta ainda mais completa e mais simples.
Como usar o Storage Sense
Existem duas formas de usar o Storage Sense: é possível optar por ativar o recurso e executar com as configurações padrão do Windows, ou personalizá-lo para atender às suas necessidades pessoais. Para ativá-lo, siga os passos:
Passo 1. Acesse as configurações do Windows. Para isso, clique no menu Iniciar e depois no ícone da engrenagem;
Passo 2. Em "Configurações do Windows", clique na opção "Sistema";
Passo 3. Na tela que será exibida, clique na guia "Armazenamento";
Passo 4. Em seguida, ative o recurso "Sensor de armazenamento" clicando no controle para mudar seu status de "Desativado" para "Ativado".
Ajustar as configurações do Storage Sense
Para que o Storage Sense funcione de forma diferente dos padrões pré-configurados, existem algumas opções para personalizá-lo.
Passo 1. Faça o caminho "Iniciar", "Configurações", "Sistema", "Armazenamento" e "Sensor de Armazenamento". Desta vez, clique na opção "Alterar o modo de liberar espaço";
Passo 2. Em "Alterar o modo de liberar espaço", é possível excluir arquivos antigos da Lixeira. Exclua apenas os arquivos temporários que seus aplicativos não estão usando ou exclua os dois. Um pouco mais abaixo na página, há também uma terceira opção chamada "Liberar espaço agora". Se você clicar no botão "Limpar agora", o Storage Sense executará as ações de limpeza imediatamente;
Passo 3. De volta a tela "Sensor de Armazenamento", clique na opção "Alterar onde o novo conteúdo foi salvo". Na tela que será exibida, você poderá escolher a localização onde determinados tipos de aplicativos e conteúdos serão salvos. É possível usar essa opção para salvar arquivos em discos externos;
Passo 4. Por fim, volte para a tela "Sensor de Armazenamento" e clique em "Gerenciar Espaços de Armazenamento". Nessa nova tela, você poderá criar pools de unidades para salvar arquivos em dois ou mais discos. Qualquer conteúdo salvo será adicionado a ambas as unidades, protegendo você contra a falha de unidade e exclusão acidental. Basta clicar em "Criar um novo pool e espaço de armazenamento".
Qual o melhor Windows de todos os tempos? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como fazer recarga de celular TIM
- Excesso de exposição no Instagram preocupa; veja dicas de segurança
- Galaxy S7 pode estar vulnerável ao Meltdown, previna-se
- Euro Truck Simulator 2: confira como ganhar dinheiro rápido no jogo
- Opera GX é bom? Sete funções do navegador gamer que você precisa conhecer
- Tablet da Genesis: conheça cinco opções de modelos à venda no Brasil
- Novo Nexus da LG aparece em imagens e revela câmera grande
- Free Fire Pro League 2019: como assistir aos jogos ao vivo
- Como criar um link direto para seu número do WhatsApp com whats.link
- Saiba mudar o nome no Skype pelo Android, iOS ou Windows Phone