O criador do sistema Android e ex- funcionário do Google, Andy Rubin, revelou nesta semana o Essential Phone, um novo smartphone modular. Seguindo uma premissa parecida com a do Moto Z, o celular tem conector magnético para encaixar acessórios e chega para enfrentar tops de linha como Galaxy S8 e iPhone 7.
O aparelho se destaca pela tela de 5,71 polegadas, que ocupa quase totalmente a superfície, com display até o topo, circulando a câmera frontal. O lançamento chega primeiro nos Estados Unidos por US$ 699 (cerca de R$ 2.285, em conversão direta, sem impostos).
Essential Phone é um smartphone modular com tela 'infinita' (Foto: Divulgação/Essential)
Apesar de enfrentar Samsung e Apple, o design do aparelho lembra o do chinês Xiaomi Mi Mix. O celular traz ainda acabamento em cerâmica e titânio que, em tese, deixa o corpo mais resistente a quedas. O visual é minimalista, incluindo os conectores para acessórios. Ao contrário do Moto Z, os encaixes magnéticos são pequenos e ficam quase imperceptíveis na traseira.
Internamente, o celular traz o avançado processador Snapdragon 835, o mesmo presente na versão norte-americana do Galaxy S8. Outras especificações incluem memória RAM de 4 GB, bateria de 3.040 mAh e generosos 128 GB de armazenamento interno.
O sistema do Essential Phone é o Android 7.1.1 Nougat, mas Andy Rubin promete uma abordagem diferente em relação ao software que criou e vendeu para o Google. O Ambient OS, como é chamada a versão modificada, tem foco na privacidade e vai priorizar processamento local nas tarefas. A ideia é evitar o envio de dados do usuário para a nuvem sempre que possível.
Acessórios à vista
Por
... enquanto, o acessório que se destaca é uma câmera de 360 graus, que encaixa na parte superior do smartphone para gravar vídeos em 4K e captar áudio com quatro microfones. Os arquivos vão para a memória interna sem ajuda de fios. Wireless, aliás, é palavra de ordem no Essential Phone, que tem conexão USB-C, mas não vem com entrada padrão para fone de ouvido, assim como o atual top de linha da Motorola e o iPhone 7.
Aparelho tem encaixe magnético para acessórios (Foto: Divulgação/Essential)
“Câmeras [de 360 graus] são grandes e caras, especialmente se você quer uma de boa qualidade. A experiência de usuário e o fluxo de tirar uma foto e postar nas redes sociais é incômodo”, diz o executivo Xiaoyu Miao, defendendo a praticidade da nova câmera do Essential Phone.
Se o usuário não quiser uma câmera extra, ainda assim o aparelho promete fazer boas fotos com duas câmeras traseiras de 13 megapixels. No entanto, ao contrário do iPhone 7 Plus, o sensor secundário atua para capturar mais luz do ambiente, resultando supostamente em fotos noturnas melhores.
Há também o Essential Home, uma caixa de som inteligente que rivaliza com o Google Home. O acessório aceita comandos de voz para reproduzir músicas, controlar as luzes de casa e responder perguntas variadas.
Essntial Phone está disponível em branco, preto e verde com dourado (Foto: Divulgação/Essential)