A IBM criou um novo tipo de transistor que permite o desenvolvimento de chips, como processadores a 5 nanômetros. O transistor é o componente eletrônico mais básico de qualquer circuito integrado e a capacidade de reduzir suas dimensões a esse patamar permite a criação de processadores mais eficientes e poderosos, mantendo a sobrevida dos circuitos eletrônicos fabricados em silício.
O novo design de transistores, bem como o processo de fabricação em si, deverá chegar aos processadores dentro de uma janela de quatro a cinco anos.
Os tais 5 nanômetros se referem à medida da distância que a energia precisa percorrer ao transitar por um determinado transistor. Em geral, quanto menor for essa distância, menor será a quantidade de eletricidade necessária para superá-la.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Outro benefício da miniaturização é o espaço: com transistores menores, é possível incluir mais desses componentes na mesma área que era ocupada por uma quantidade menor.
Para comparação, em um processo de manufatura criado em 2015, na escala de 7 nanômetros, a IBM conseguir espremer 20 bilhões de transistores num chip do tamanho de uma unha. Agora, a 5 nanômetros, a quantidade subiu para 30 bilhõ
A IBM atingiu essa marca ao criar um design de transistor diferente dos mais usados na atualidade, chamados de FinFET, em que cada transistor tem três canais condutores. A IBM criou um design em que o transistor é composto em nano camadas de silício, criando quatro portas por transistor.
O processo da IBM é fundamental para a indústria porque a criação de transistores tão pequenos aponta para uma sobrevida da tecnologia baseada em silício. Acreditava-se que a criação de transistores tão pequenos, abaixo dos 7 nanômetros, se tornaria inviável em virtude do fato de que a uma escala tão pequena, a eletricidade teria comportamento imprevisível na hora de percorrer o circuito, tornando o chip inviável.
Via IBM, Engadget, Ars Technica
Como recuperar dados de um HD externo danificado? Veja no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Capa que transforma smartphone em estúdio faz sucesso na Internet
- Conheça o Fênix, supercomputador da Petrobras entre os maiores do mundo
- Como postar várias fotos no Instagram pelo PC
- Facebook tem lixeira? Saiba como gerenciar posts apagados
- Delivery de restaurante: site reúne estabelecimentos com entrega de comida
- Veja como são as microtransações em Metal Gear Solid V The Phantom Pain
- Como mudar email principal de uma conta Microsoft
- Em final disputada, FaZe Clan vence Astralis e é campeã do IEM Sydney
- Kit para Windows 10 de Internet das Coisas funciona com Raspberry Pi 2
- O que é virtualização? Entenda como funciona o processo no PC