O Wired Festival Brasil encerrou sua primeira empreitada em terras paulistanas após dois dias intensos de conversas sobre inovação. Com o tema "Cidades, Negócios e Educação do Futuro" e atividades acontecendo concomitantemente em três diferentes espaços, o evento levou ao Instituto Tomie Ohtake debates sobre como a tecnologia pode ser um meio de transformação social. O Wired Festival contou com a presença de gigantes do setor e proporcionou ainda uma série de experiências gratuitas aos visitantes.
O TechTudo foi um dos expositores e levou, em parceria com o Ponto Frio, um simulador de asa-delta. Durante o Wired Festival, visitantes podiam experimentar a sensação de voar usando um óculos de realidade virtual. Para tornar a experiência ainda mais real, o público era suspenso por um cabo de aço e voava pilotando uma réplica de asa-delta sensível a movimentos instalada no local. O projeto, obra da 3D Play, fez sucesso e dezenas de pessoas passaram por lá durante ambos os dias.
Outro destaque do Wired Festival foi a oficina de drone, ministrada por Carlos Candido, um dos fundadores do Mirante Lab. Nela, os inscritos receberam as peças e as instruções para montar uma miniatura de drone completamente funcional, guiada por controle remoto. O experimento rendeu ótimos protótipos e alguns momentos divertidos de (má) pilotagem de drone dentro da Sala Engage.
A sala Reverb, onde aconteceram as palestras principais do Wired Festival, recebeu nomes importantes do segmento. CEOs das empresas Microsoft, Intel, Embratel e IBM discutiram as habilidades essenciais do profissional do futuro e tiraram dúvidas da plateia durante uma hora de conversa. Além deles, esteve presente também o head de crescimento da América Latina do Waze, Paulo Cabral, que anunciou a chegada do sistema de carona Carpool até o fim do ano no Brasil.
Produção independente foi tema de uma mesa da Amazon, que levou escritores para contar suas experiências de publicação no Kindle Direct Publishing. Trata-se de uma ferramenta gratuita, acessível a qualquer um, que permite que autores publiquem seus livros em versão digital na loja virtual da companhia.
No setor inovação, chamou atenção a apresentação do inventor e arquiteto Dan Roosegaarde, cujo estúdio bolou o Smog Free Project, uma torre instalada no centro de um parque em Tianjin, na China, responsável por transformar o ar poluído do ambiente em ar puro. A palestra, aliás, fez tanto sucesso que Roosergaarde voltou ao palco horas depois para uma segunda apresentação.
O Wired Festival Brasil encerrou sua estreia em São Paulo na noite da última sexta-feira, dia 9, deixando como legado algumas sementes de ideias inovadoras e muita troca sobre os caminhos possíveis da tecnologia no futuro. O evento teve a primeira edição em 2016, no Rio de Janeiro, e é realizado pela joint venture Globo Condé Nast.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Pelo menos 16 motoristas de Uber foram assassinados em corridas no Brasil
- Netflix libera ranking de velocidade de banda larga de janeiro de 2015
- Rare Replay é um dos destaques entre os lançamentos da semana
- Remothered, Gray Dawn: veja os melhores jogos de terror de 2018
- Como ativar o modo contínuo do toner na impressora da Brother
- Xbox Series S 'Lockhart'? Versão mais barata do console tem preço vazado
- Google Maps inclui favelas do Rio de Janeiro e Street View com Moto Táxi
- Steam Summer Sale traz GTA 5, CS:GO e outros jogos para PC em promoção
- Japoneses criam bateria transparente que pode ser carregada pelo Sol
- Como fazer as dancinhas do TikTok? 5 dicas para cumprir os challenges