Celular e direção são uma combinação perigosa e a Apple tem uma nova ideia para manter motoristas ao volante longe dos seus iPhones. Trata-se do novo modo “Não perturbe” que, no futuro iOS 11, será capaz de identificar automaticamente quando o usuário está dirigindo e bloquear alertas de chamadas, notificações e mensagens no aparelho. A tela do celular ficará totalmente apagada.
Para te ajudar a entender a novidade que pode ajudar a salvar vidas, o TechTudo explica a seguir como funcionará o recurso.
Celular no trânsito: uma distração fatal
De acordo com um estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, o uso de celular no trânsito pode aumentar em até 400% as chances de acidentes. Além disso, o envio de mensagens ao volante já superou a bebida como uma das principais causas de mortes de adolescentes norte-americanos. Os dados são do Centro Médico Infantil Cohen, em New Hyde Park.
A situação não é muito diferente no Brasil. Atualmente, o uso de telefone no trânsito é considerado uma infração gravíssima com multa de R$ 293,47. Ainda assim, dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelam que, somente no Distrito Federal, o número de condutores autuados chegou a 53.610 no último ano. Um crescimento de 12% em relação a 2015.
Embora o uso do celular ao volante seja problema antigo, a popularização dos sm
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Não perturbe: como a Apple pretende minimizar os riscos
Atualmente, o iPhone já conta com um modo Não Perturbe que pode ser ativado pelo usuário ao dormir ou durante reuniões importantes. No entanto, o iOS 11 vai estender a funcionalidade para o trânsito, adicionando ainda novos recursos específicos para motoristas.
Caso o usuário possua um aparelho automotivo compatível com o Apple Car Play, o modo Não Perturbe será ativado automaticamente via Bluetooth. Em carros sem a tecnologia, o iPhone será capaz de identificar se a pessoa está dirigindo através de dados vindos do Wi-Fi e de sensores como o giroscópio. Nesse caso, o telefone perguntará se função deve ser ligada ao fim do primeiro trajeto.
Após a ativação, o sistema manterá a tela do celular apagada e bloqueará todas as notificações até que o usuário chegue ao seu destino. Caso a pessoa tente usar o aparelho, o iOS exibirá apenas o alerta de que o “Não Perturbe” em uso no momento. Caso seja um passageiro, é possível retornar ao funcionamento normal do telefone através de uma confirmação de que não está dirigindo.
Durante o trajeto, o iPhone poderá – com auxílio da inteligência virtual da Siri – responder automaticamente às mensagens recebidas, informando ao rementente que o usuário retornará ao chegar ao destino. É possível ainda selecionar contatos que terão a possibilidade de furar o bloqueio e exibir notificações. Para isso, será necessário enviar uma nova réplica com a palavra “Urgente”.
O modo “Não Perturbe” para motorista será disponibilizado para iPhones junto com o iOS 11. O sistema encontra-se atualmente em fase de testes para desenvolvedores, mas a previsão é que seja finalizado na primavera brasileira. Normalmente, a Apple libera atualizações junto com o lançamento de novos smartphones em setembro.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Hedy Lamarr, atriz de Hollywood e inventora, ganha Doodle do Google
- 3D Touch: entenda a nova tecnologia da tela do iPhone 6S
- Três formas de ver especificações do PC no Windows 10
- Wish: seis dicas para aproveitar promoções com segurança
- Como arquivar ou deletar notas no Google Keep
- Como ativar a navegação por gestos no Android 9 (Pie)
- Como tirar print do Snapchat sem que ninguém saiba
- App para perder a barriga e superpulseira são destaques na CES Unveiled
- CS:GO: streamer brasileiro recebe doação de quase R$ 1 milhão e viraliza
- Moto G7 pode ganhar edição Power em 2019; detalhes vazam em site chinês