O Xbox One X, anteriormente chamado de Project Scorpio, foi anunciado pela Microsoft na E3 2017. Ele pode ser considerado uma versão atualizada do Xbox One padrão com especificações técnicas que o tornam o mais poderoso entre os modelos do videogame, apesar de ser, também, o menor de todos. O Xbox One X tem data de lançamento marcada para 7 de novembro nos Estados Unidos e preço de US$ 499 (em torno de R$ 1.645, sem impostos). Por enquanto, porém, ainda não há previsão para chegar ao Brasil.
O anúncio foi realizado durante a conferência da Microsoft na E3 2017 em Los Angeles, Estados Unidos. O nome oficial do console foi o primeiro fato apresentado na conferência, assim como sua capacidade de reproduzir os games do Xbox One com melhorias gráficas. Entre os destaques da ficha técnica, está o processador de 6 Teraflops de desempenho – que supera os 4.2 Teraflops do concorrente PS4 Pro. A seguir, você conhece todos os detalhes sobre o novo videogame.
Especificações técnicas do Xbox One X impressionam com grande poder (Foto: Divulgação/Microsoft)
A configuração do Xbox One X impressiona não só por ser bastante superior ao modelo padrão do console como também à versão 4K do seu pr
... incipal concorrente, o PlayStation 4 Pro. O Xbox One tradicional conta com processador de 1,75 GHz e GPU de 8 GB com 1,3 Teraflops (1,4 no Xbox One S), enquanto o PS4 Pro apresenta apenas 8 GB com 4,2 Teraflops.
Melhorias gráficas
As principais melhorias que o poder extra do Xbox One X pode oferecer são o suporte a altas resoluções como 4K e uma taxa de quadros a 60 FPS, que oferece maior fluidez no visual dos games. Para fins de comparação, a maioria dos títulos dos modelos padrão do Xbox One e PS4 rodam a 30 FPS e alguns games do PlayStation 4 Pro rodam a 60 FPS em 1080p.
Forza Motorsport 7 foi apresentado em uma resolução de 4K e 60 FPS no Xbox One X (Foto: Divulgação/Microsoft)
Até os jogadores que não têm uma TV 4K podem notar melhorias visuais em resoluções de 1080p graças a uma técnica chamada "supersampling". Assim como os modelos atuais do Xbox One, o Xbox One X terá suporte a HDR para exibir cores mais vivas com contrastes mais profundos.
Tamanho
Segundo a Microsoft, o Xbox One X é o menor modelo já fabricado entre os videogames da linha Xbox One. Apesar de um pouco maior em algumas dimensões, o videogame é ainda menor que o modelo compacto Xbox One S. No entanto, como ele possui um hardware mais potente, a versão X pesa muito mais, com aproximadamente 3,81 Kg contra 2,9 Kg do modelo S. Outro fator que aumenta seu peso é que a fonte do console é, agora, interna.
O Xbox One X surpreende por ser ainda menor que o modelo Xbox One S (Foto: Reprodução/DualShockers)
Compatibilidade
Durante a conferência, foi garantido que todos os games atuais do Xbox One serão compatíveis com o Xbox One S, assim como todos os acessórios. Apenas a câmera detectora de movimentos Kinect não funcionará nativamente e, assim como no modelo Xbox One S, será preciso utilizar um adaptador para conectá-la a uma das portas USB do console.
O Xbox One X terá compatibilidade com todos os games e acessórios do Xbox One atual (Foto: Divulgação/Microsoft)