A ORA é uma nova fabricante de equipamentos de áudio que decidiu criar o primeiro headphone do mundo com grafeno. O GrapheneQ aplica o material que promete revolucionar o futuro da nanotecnologia nas membranas, que ao vibrarem com a passagem da energia, reproduzem som de alta fidelidade.
Tido como muito mais resistente do que as opções atualmente à venda no mercado, o grafeno deve garantir ao fone de ouvido reprodução de som limpa, sem distorção, independente da faixa de frequência. O GrapheneQ foi lançado com sucesso numa campanha de financiamento do Kickstarter.
Fone de ouvido usa o grafeno para atingir alta qualidade de som, maior durabilidade e menor consumo de energia (Foto: Divulgação/Ora)
O uso do grafeno chama atenção porque, oferece grande resistência física e baixa densidade. É possível extrair dessas membranas, som de alta qualidade, ao nível do que pode-se esperar dos fones mais caros do mercado.
Membranas de materiais mais comuns podem apresentar vibrações incorretas durante a execução da música. Você, provavelmente, já percebeu um som de chiado usando um fone mais barato. O grafeno, material 200 vezes mais resistente que o aço e 1.000 vezes mais leve, previne esse problema: a membrana só vibra de acordo com a música.
Na esquerda, a membrana convencional vibra e criar distorção. Na direita, o grafeno oferece movimentos precisos, mais fiéis à música (Foto: Divulgação/Ora)
Outra grande vantagem do uso do carbono diz respeito ao consumo de energia. Quanto mais leve for a membrana, menor será a quantidade de energia necessária para fazê-la vibrar e, consequentemente, menor o consumo do dispositivo. Segundo a ORA, os ganhos de economia podem chegar a 70%.
Nas conchas, o fone conta com superfícies sensíveis ao toque, que permitem controlar a reprodução de som. Pareado via Bluetooth, o fone pode ser controlado com qualquer dispositivo que ofereça suporte a esse tipo de rede sem fio.
Design mostra acabamento de boa qualidade e suporte a comandos via toque nas conchas (Foto: Divulgação/Ora)
Para adquirir o produto, a opção mais barata no momento saí por CA$ 359 (ou aproximadamente R$ 915, sem impostos). Há, ainda, um valor de frete igual a CA$ 39 (R$ 100) e as entregas começam em março de 2018.