Jogos de luta formam um dos gêneros mais queridos pelos jogadores. Presentes tanto nos fliperamas como nos consoles, franquias como Street Fighter e The King of Fighters são exemplos de sucesso mundial e muita diversão. Confira, nesta lista completa, os dez clássicos games de luta perfeitos para jogar de dois.
Street Fighter II
Um dos maiores clássicos dos videogames, o jogo da Capcom estabeleceu paradigmas que são seguidos até hoje no gênero. Lançado originalmente em 1991, o título foi uma grande febre nos fliperamas e no Super Nintendo.
Com o passar dos anos, o jogo apareceu em dezenas de outros consoles, com direito a novos recursos e personagens. Sua versão mais recente é a Ultra Street Fighter II: The Final Challengers para Nintendo Switch, que oferece excelentes modos competitivo e até cooperativo por meio dos Joy-Con.
Mortal Kombat
Quando a Midway lançou o fliperama de Mortal Kombat em 1992, as pessoas se impressionaram muito mais com seu realismo e grau de violência sem precedentes do que pelo bom gameplay que lhes serviam de base.
Passada a polêmica, fez-se justiça e o clássico de Ed Boon e John Tobias provou ter sobrevivido ao teste do tempo graças aos seus personagens carismáticos e divertidos fatalities, que ficam ainda mais gratificantes quando desferidos contra um amigo.
Killer Instinct
A Rare foi uma das desenvolvedoras mais prolíficas da década de 1990. Em sua lendária parceria com a Nintendo, a empresa criou alguns dos maiores clássicos do gênero plataforma, como Donkey Kong Country e Banjo-Kazooie.
Ainda assim, um de seus maiores sucessos veio do improvável ramo dos jogos de luta. Graças a seus combos insanos, gráficos cheios de detalhes e grande elenco, Killer Instinct brilhou em 1994 e é lembrado até hoje, especialmente por ainda receber bastante atenção no Xbox One.
Super Smash Bros. Melee
A Nintendo gosta de desafiar as expectativas de seus fãs, e foi exatamente isso que a gigante de Quioto fez ao colocar seus maiores mascotes para se digladiar em arenas de pura pancadaria.
Desafiando qualquer preconceito, Smash Bros. logo provou ser uma das franquias mais profundas e ricas em recursos do ramo, o que a levou a ganhar notoriedade e ser abraçada no torneio EVO. A versão Melee, de 2001, é celebrada graças ao excelente controle do GameCube.
The King of Fighters 98
Não é possível falar em grandes jogos de luta sem citar o trabalho da SNK, sinônimo de qualidade e dezenas de clássicos do gênero. The King of Fighters é sua série mais famosa, e recebeu diversas sagas e títulos excelentes.
A versão 98 foi uma das mais populares nos fliperamas brasileiros. Balanceamento caprichado entre os personagens, golpes especiais impressionantes e o melhor e maior elenco já vistos até então tornaram o jogo imortal.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Marvel vs Capcom 2 New Age of Heroes
Jogos de luta são o melhor contexto dos videogames para criar crossovers inusitados. Neste departamento, poucas séries foram tão marcantes e bem sucedidas quanto o encontro entre os maiores heróis da editora Marvel com a desenvolvedora Capcom.
Seus embates envolviam desde Mega Man, Magneto e Wolverine até Homem-Aranha, Ciclope e Chun-Li, mas foram os viciantes combos e estratégias de equipe que ajudaram o jogo a agradar em cheio quando foi lançado em 2000.
Soul Calibur II
A maioria dos jogos de luta se concentram em combates de mãos nuas, obrigando os oponentes a desferir apenas socos e chutes. Lançada em 2002, a sequência de Soul Calibur provou que lutas de espadas também funcionavam muito bem no gênero.
As versões para consoles de mesa foram um show à parte, já que cada sistema teve um herói exclusivo: no PlayStation 2 era possível jogar com Heihachi Mishima de Tekken; no GameCube com Link de Legend of Zelda; e no Xbox com Spawn, da editora Image.
Samurai Shodown II
O primeiro título da série Samurai Shodown foi muito bem recebido pela crítica e jogadores, mas sua sequência conseguiu se sair ainda melhor quando chegou ao Neo Geo e fliperamas em 1994.
Com rolamentos frontais e para trás, pequenos saltos para evitar ataques rasteiros, e parries, bloqueios no momento exato que abriam a guarda do rival, o jogo rapidamente se provou como um dos títulos mais táticos e imersivos da época.
Virtua Fighter 2
Apesar de todos os problemas encontrados pela SEGA para conseguir vender seus consoles após a chegada do PlayStation, fãs de luta sabem que os sistemas da empresa sempre entregaram o melhor hardware para jogos do gênero.
O SEGA Saturn era perfeito para ports de games 2D vindos do arcade, mas também provou dominar os polígonos e gameplay tridimensionais no aclamado Virtua Fighter 2, que chegou em 1995 com direito a combates extremamente técnicos e desafiadores.
Tekken Tag Tournament 2
A franquia Tekken é uma das mais populares dos videogames, e recentemente mostrou que segue relevante com o incrível Tekken 7, lançado para PlayStation 4, Xbox One e PC. A série tem ótima reputação, e o derivado Tag Tournament é um dos mais divertidos spin-offs já feitos.
Ao reunir o maior elenco da série, com heróis vindos de todos os jogos anteriores, Tag Tournament 2 impressionou nos fliperamas japoneses em 2011, mas ficou ainda melhor em sua versão definitiva para Wii U, que continha até fantasias temáticas de personagens da Nintendo.
Qual é o seu game de luta preferido? Comente no fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Dez formas de tornar seu Instagram mais privado e evitar os curiosos
- Fone BlitzWolf é bom? Conheça alguns modelos e veja se vale a pena importar
- Novo monitor da Asus tem carregador de bateria embutido e tela 4K
- Como restaurar as configura??es de f?brica do iPhone?
- Overwatch: confira as novas skins do evento Retaliação
- ?ltimo dia do Palco Terra tem crime digital e colonizador de Marte na CPBR8
- Conheça lentes mais ‘baratinhas’ que deixam a câmera do iPhone mais top
- Instagram hackeado? Veja como verificar acessos em sua conta no celular
- Galaxy J: conheça as diferenças entre J1 Mini, J1, J2, J3, J5 e J7
- Galaxy A5 ou Moto X? Veja qual leva a melhor no comparativo