O Google anunciou nesta quarta-feira (19) uma atualização no seu aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS) que irá personalizar o feed do app de acordo com os interesses dos usuários. Agora, é possível seguir os resultados das buscas para receber informações sobre determinados assuntos. Além disso, o app também passa a exibir dados relacionados à área em que a pessoa está e suas proximidades.
A atualização chegou ao Google App hoje nos Estados Unidos e, segundo a companhia, estará disponível para o mundo todo "nas próximas semanas". A assessoria do Google no Brasil confirmou ao TechTudo que o recurso vai funcionar em português.
O novo feed do app do Google foi apresentado em dezembro de 2016 para smartphones Android e agora passou por reformulações. Antes, o local abaixo da barra de pesquisa era dedicado ao Google Now, exibindo informações sobre clima e trânsito, por exemplo. Com o update, o espaço passa a mostrar cards relacionados aos interesses do usuário. Para isso, a companhia irá utilizar informações de seus outros produtos, como Gmail, YouTube e Google Agenda. As respostas das pesquisas incluem artigos, vídeos e outros tipos de conteúdos.
A novidade é que o usuário poderá seguir os resultados das buscas feitas pelo app. Cards de diversas categorias, como notícias, esportes e entretenimento, terão um botão de "seguir". Dessa forma, o aplicativo vai exibir mais conteúdos relacionados àquele assunto e o usuário poderá personalizar seu feed, defindo os cartões que deseja acompanhar. Se os resultados mostrarem informações pouco interessantes para a pessoa, é só deixar de seguir o card.
Numa das demonstrações do Google, o internauta começou a seguir a série "Stranger Things", da Netflix, depois de fazer uma pesquisa por ela no app de buscas.
Além disso, a atualização também vai facilitar a exibição de outros conteúdos relacionados, permitindo que os usuários possam se aprofundar no assunto. O card vai exibir mais histórias pertinentes ao tema, oferendo maior variedade de informações. Outra possibilidade é que, na parte de cima de cada cartão, será possível pesquisar por aquele tópico no Google.
Para a atualização do feed, a empresa levou em consideração o fato de que as pessoas utilizam o aplicativo para fazer buscas, tirar dúvidas e estudar os assuntos que mais gostam. Segundo o post no blog oficial da empresa, o objetivo da mudança é facilitar as novas descobertas, tornando os usuários mais próximos daquilo que os interessa, mesmo que eles não tenham novas dúvidas para serem respondidas. O Google promete que o feed vai melhorar conforme o uso, já que a tendência é que ele se adeque ao comportamento do usuário.
Com a mudança, a gigante de buscas pretende que as pessoas utilizem o app do Google com maior frequência, como fazem com Facebook e Twitter, para se manterem informados. A diferença é que, ao contrário das redes sociais, o feed do Google não irá priorizar os conteúdos mais recentes, mas aqueles que são considerados mais relevantes para cada usuário.
O Google App costuma vir instalado de fábrica nos celulares Android, e por isso a atualização tende a ter uma adesão elevada. O mesmo não ocorre no iOS, em que os usuários do Google precisam baixar o programa na App Store. O buscador incentiva esse download pois utiliza o próprio Google App para a autenticação dupla de serviços como o Gmail.
Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Globo Play chega à Apple TV com programação ao vivo e conteúdo em 4K
- Guitar Hero e Assassin’s Creed são os principais lançamentos da semana
- Como trocar o papel de parede do Galaxy J5 Pro
- CS:GO: MIBR perde para a NiP e está eliminada da BLAST Premier Spring Series 2020
- Robô autônomo do iFood realiza entregas de ovos de páscoa no Brasil
- CS:GO: veja jogos da MIBR, FURIA e Liquid na ESL Pro League Season 13
- 5 pequenas revoluções na vida de quem tem um smartwatch
- Cosplay perfeita de Dragon Age Inquisition é fã de Resident Evil
- Dragon Age Inquisition: game recebe DLC gratuito e upgrade para versão Deluxe
- Série Battlefield e Street Fighter 5 estão mais baratos; veja ofertas