A Gigabyte criou um novo tipo de produto para anunciar a sua alternativa ao Raspberry Pi. Com o nome não muito criativo de GA-SBCAP3350, a marca apresentou uma placa com ambições similares às de um Raspberry, mas com a vantagem de oferecer perfil modular: com exceção do processador, o usuário pode substituir componentes para tornar a placa mais adequada às suas expectativas de performance.
Medindo 146 x 102 mm, o hardware ocupa quase o dobro do espaço do Raspberry Pi convencional, mas é bem menor do que uma mini-ITX.
Placa traz modularidade dos PCs comuns para o formato inaugurado pelo Raspberry Pi (Foto: Divulgação/Gigabyte)
O produto da Gigabyte é construído em torno de um processador Celeron N3350, de 1.1 GHz em dois núcleos e que podem operar a 2.4 GHz via turbo. Embora não se trate de uma CPU espetacular, ela é mais capacitada do que a unidade ARM de quatro núcleos dos Raspberry e tem a enorme vantagem de oferecer compatibilidade com uma quantidade muito maior de sistemas operacionais e softwares.
Em termos de modularidade, a placa dispõe de slot para memória RAM DDR3 e saída PCIe que permite a instalação de SSDs. Há também porta para instalação de hardware Wi-Fi e duas portas SATA para discos rígidos convencionais.
Placa de alumínio oculta o processador e serve como forma de dissipação de calor (Foto: Divulgação/Gigabyte)
Em relação à conectividade, são seis portas USB (duas 2.0 e o restante 3.0), duas portas Ethernet, HDMI e VGA. Via HDMI, aliás, a placa dá conta de vídeo a 4K em 30 quadros por segundo, tornando-a uma alternativa interessante para media centers caseiros e bem compactos.
A Gigabyte não divulgou preços e disponibilidade da placa até o momento.