O WhatsApp Beta recebeu uma atualização para a versão 2.17.277 que trouxe suporte a atalhos no ícone do app para Android. Agora, ao pressionar a imagem do mensageiro na tela inicial do celular, o usuário tem acesso a funções como câmera, mensagens marcadas e nova conversa – recursos que tornam a experiência de chat mais rápida.
A nova ferramenta, que lembra o 3D Touch do iPhone (iOS), só funciona em celulares atualizados com Android 7, versão que está presente em apenas 11,5% de todos os smartphones Android no planeta. No entanto, é possível contornar essa limitação e simular a opção utilizando launchers que personalizam o telefone, como o Nova Launcher e o Action Launcher. Confira, neste tutorial do TechTudo, o passo a passo de como usar os atalhos inéditos do WhatsApp.
Passo 1. Para ter acesso aos ícones, o usuário deve assinar a versão beta do WhatsApp na Google Play Store. Basta acessar a página de download do aplicativo e entrar no programa de testadores. Confira como fazer isso em detalhes neste tutorial.
Passo 2. Após atualizar a versão beta do WhatsApp, toque e segure sobre o ícone do app na tela inicial do Android.
Passo 3. Observe que um menu será aberto com as seguintes opções:
Câmera – Selecione este item para ir direto para a tela de captura de fotos e vídeos do WhatsApp. Ao fim, o usuário poderá adicionar texto, figurinhas e desenhar antes de enviar para um contato ou publicar no Status.
Mensagens Marcadas – O WhatsApp permite que o usuário marque uma mensagem como favorita em uma conversa. Agora, com os atalhos de ícone, é possível acessá-las diretamente da tela inicial do sistema, sem ter que passar pela navegação interna do app.
Nova conversa – Se quiser começar uma conversa com um contato, basta tocar nesta opção no atalho do ícone. O WhatsApp será aberto na tela de contatos para que o usuário selecione com quem bater papo.
Passo 4. Se quiser fixar algum desses atalhos na tela inicial do Android, basta pressionar o dedo longamente sobre a opção desejada e arrastar para algum espaço vazio. Assim, sempre que quiser acessar aquela função, é só tocar no ícone correspondente a ela.
Pronto! Agora você já sabe como usar os novos atalhos do WhatsApp no Android 7.
Confira a seguir como emular a função em celulares com versões mais antigas do sistema. É importante frisar que, ao usar aplicativos externos, o recurso adicionado não é o nativo do mensageiro. Por isso, caso o WhatsApp atualize os atalhos com novas opções, os apps de launcher podem não reproduzi-las.
Como usar os atalhos no Android 5.1 ou mais recente
Caso ainda não possua no seu celular a versão mais recente do sistema do Google, o Action Launcher é um aplicativo gratuito que traz algumas funcionalidades para aparelhos antigos. A ativação do recurso é automática, basta baixar o app no TechTudo Downloads. Veja como personalizar os atalhos do WhatsApp a seguir:
Passo 1. Após baixar e fazer a configuração inicial do Action Launcher, abra as configurações do aplicativo.
Passo 2. Clique em “Ícones e atalhos de Apps”.
Passo 3. Em "Indicadores de ícones", selecione a opção “Clássico” para saber quando algum aplicativo possui a função de atalhos de ícone.
Passo 4. Role a página e decida em “App shortcuts style” como deseja que o app exiba o menu suspenso.
Passo 5. Após fazer a configuração, basta seguir o passo a passo mostrado na primeira parte desse tuorial.
Agora você já sabe como usar o atalho do WhatsApp em celulares com Android antigo. Caso o Action Launcher não funcione, procure outras alternativas, como o Nova Launcher.
Dicas de WhatsApp: quais são as melhores funções escondidas do app? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Far Cry 5: como derrotar Jacob Seed, um dos principais vilões do jogo
- Como jogar Brawlhalla e dicas para ganhar dinheiro no jogo de luta
- Filtro de cachorro no Instagram: como usar o efeito Sasha Dog
- Polícia chinesa prende quadrilha que vendia celulares Huawei falsos
- Happy Valentine’s Day 2021: como fazer cartão de Dia dos Namorados online
- Como criar, trocar e apagar perfil de usuário no Windows 10
- Capa de celular personalizada: conheça todos os tipos e preços
- Como fazer Picareta no Minecraft
- Free Fire: veja os hacks mais comuns e como identificar trapaceiros
- Rocket League: entenda ranking do jogo