Uma equipe de cientistas da IBM bateu o recorde mundial de armazenamento em fitas, após conseguir salvar 330 TB em uma fita cassete especial, que permitiu a gravação de cerca de 201 bilhões de bits por polegada quadrada.
A mídia foi desenvolvida pela Sony especificamente para esta tarefa e possui densidade cerca de 20 vezes maior do que os modelos vendidos atualmente. A experiência, segundo a desenvolvedora, indica que as fitas continuam sendo um meio confiável de armazenar dados por longos períodos de tempo.
Os pesquisadores precisaram desenvolver novas tecnologias em áreas distintas, como aumentar a densidade da área de gravação. Algumas delas foram úteis para avançar a indústria de fabricação de fitas, um tipo de mídia que foi criada em 1962, quando sua capacidade total era de cerca de 2 MB, e, desde então, é usado para gravar diversos tipos de dados.
A desvantagem da fita cassete como forma de armazenamento é ser uma mídia lenta para recuperação de dados, mas novos processos de fabricação que resultam, inclusive, em um custo menor por terabyte, tornam o formato mais atrativo para armazenar dados a longo prazo, inclusive para serviços na n
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como escolher um headset para o Xbox One
- Como colocar foto no Zoom pelo celular
- Como assinar o Apple TV+
- UFC, Plunder Pirates e mais: confira os jogos da semana para Android
- Nova linha de Smart TVs 4k da LG chega ao Brasil com tecnologia HDR
- Estabilizador para GoPro: confira lista de modelos à venda no Brasil
- Metro Redux terá versões de teste gratuitas com parte da campanha
- Veja como obter todos os recursos do editor de fotos Aviary gratuitamente
- Oppo cria sistema de ligações e mensagens sem usar internet móvel ou Wi-Fi
- Galaxy Buds+ no Brasil: Samsung divulga preço do rival do AirPods