Você gosta de comentar e curtir as atividades de amigos no Facebook? Ou é do tipo que adora publicar uma selfie? Evita divulgar a própria vida? Ou prefere usar a rede social para compartilhar eventos e notícias? Pesquisadores da Brigham Young University (BYU), nos Estados Unidos, divulgaram um estudo que define em quatro os tipos de usuários do Facebook.
De acordo com a pesquisa publicada em abril pela universidade, a rede social de Mark Zuckerberg pode ser dividida em alguns grandes grupos: construtores de relacionamento, divulgadores, selfies" e observadores. A pesquisa quis entender quais os motivos que levaram o Facebook a ter tanto sucesso entre os internautas.
O Facebook é a maior rede social do mundo com uma base com mais de 2 bilhões de usuários. Cerca de 1,28 bilhões acessam a rede diariamente, com uma média de 35 minutos gastos por dia — segundo estimativas recentes de comportamento.
O estudo foi elaborado em duas etapas. A primeira com um formulário com 48 perguntas questionando os motivos pelo qual a pessoa acessa o Facebook. Entre as perguntas estão se o "Facebook é fonte de estresse e deixa depressivo" ou se a "rede social ajuda a expressar o amor à família". Cada pergunta tinha uma escala de resposta variando entre "mais parecida comigo" ou "menos parecida comigo".
A outra parte era uma entrevista individual, para entender melhor a vida de cada participante. Ao todo,
Os grupos dos construtores de relacionamento e dos selfies já eram esperados. A surpresa ficou por conta dos outros dois grupos, de divulgadores e observadores.
As pessoas podem se identificar com mais de um grupo, porém se encaixando mais em um único perfil. Foi observado, por exemplo, que grande parte dos pesquisados têm uma tendência para o grupo de selfies — os autorretrados.
Entenda os quatro tipos de usuários do Facebook
Construtores de relacionamento
Este grupo de usuários enxerga o Facebook como uma forma de manter as amizades virtuais ou não. Consideram a rede social como uma extensão da própria vida real. Fazem questão de escrever comentários nos posts dos amigos e compartilham histórias sobre a família, além de vídeos e fotos motivacionais.
Observadores (stalkers)
Ao contrário dos construtores de relacionamento, os usuários deste grupo não costumam publicar assuntos sobre a vida pessoal. Enxergam o Facebook como uma vitrine, fazendo questão de visitar o perfil de outros usuários sem a necessidade de interação. Também sentem obrigação de estar na rede social.
Divulgadores
Os divulgadores não fazem questão de publicar sobre eles mesmo. Sentem a necessidade de informar os amigos sobre o que está acontecendo sobre outras coisas que julgam importantes. Compartilhar eventos e notícias é comum.
Selfies
Como o nome sugere, este grupo adora publicar fotos pessoais. Procuram autopromoção e adoram receber comentários e curtidas. Este tipo de usuário acredita que quanto mais notificações recebe, mais tem a aprovação dos amigos.
Via Daily Mail, TNW e IGI
Facebook dá erro e fecha sozinho? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Eiji Tsuburaya, criador de Ultraman e Godzilla, ganha Doodle cinematográfico
- JBL lança fone esportivo à prova d'água com bateria poderosa no Brasil
- Notebook não reconhece HD? Veja possíveis causas e como resolver
- Como assinar o Globoplay para ver a programação da Globo
- Apple quer transformar iPhone em maquininha de cartão
- Samsung anuncia Infinity Flex Display, celular com tela dobrável
- Veja como desativar o som e vibra??o do teclado do Android
- Brasileiros que 'sumiram' no FIFA 19 prometem voltar na próxima temporada
- Just Dance 2016 traz música de Angry Birds e modo extra na nova geração
- 'PS3 e Xbox 360 não aguentam mais as novidades de Destiny', diz produtor