Há relatos de vírus e malwares diversos que se propagam a partir do descuido de usuários do Raspberry Pi, que insistem em não alterar os nomes de usuário e senha padrão do sistema Raspbian.
Usando as credenciais padrão, “pi” e “raspberry”, você acaba deixando a sua placa vulnerável à ação de criminosos e invasores. No tutorial a seguir, você vai saber como alterar essas informações do sistema, chamada de “Pi”.
Raspberry Pi: veja como alterar nome e senha do usuário (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)
Passo 1. Abra as configurações do Raspbian e, na primeira aba, desmarque a opção “Auto login”.
Desabilite o auto login do Raspbian (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Passo 2. Abra o Terminal do Raspbian (ou de qualquer outro sistema operacional baseado em Linux que você utiliza);
Abra o Terminal (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Passo 3. No prompt, insira: sudo passwd root. Você terá que definir uma nova senha para o usuário root. Tenha o cuidado de reproduzir os comandos exatamente. Se ficar em dúvida, observe a imagem. Reinicie o Raspbian;
Defina uma senha para o root (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Passo 4. Note que agora você pode escolher qual usuário fará login no sistema. Opte pelo root e insira a senha que você criou no passo 3;
Faça login como root para poder modificar o usuário pi (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Passo 5. Agora, abra novamente o Terminal. Use o comando usermod -m -d /home/novousuario -l novousuario pi. Você pode criar o nome que quiser no lugar de “novousuario”.
Escolha o nome de usuário que você quiser (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Passo 6. Agora, você pode reiniciar o Raspberry normalmente. Para logar, use o nome de usuário que você criou e a antiga senha padrão, "raspberry".
Agora, você pode usar o novo usuário para logar no Raspbian (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Você também pode alterar a senha padrão. Para mudar, digite passwd no Terminal e escolha a senha que quiser, repetindo o procedimento do passo 3.