A Microsoft, especificamente a sua divisão de pesquisa Research, desenvolveu recentemente uma Inteligência Artificial capaz de controlar e ajudar aeronaves a se manterem no ar, além de otimizar o consumo de energia.
A tecnologia já está sendo testada em Nevada, nos Estados Unidos, e se espelha em um falcão. Basicamente, a IA consegue ler os padrões do vento e utilizar as informações coletadas para planejar uma rota e buscar os melhores locais com colunas de ar quente para permanecer voando.
Outro objetivo da Inteligência Artificial é ajudar as aeronaves a tomarem as melhores decisões quando estiverem com dúvidas ou em perigo, baseando numa técnica matemática chamada Markov, que aprende sobre o meio ambiente e o utiliza para tomar as decisões certas.
Segundo o que foi divulgado, a IA também poderá ser utilizada em outras áreas, como o acompanhamento dos padrões climáticos, monitoramento de culturas agrícolas ou até mesmo para levar internet para regiões de difícil acesso. Além disso, a tecnologia permite utilizar energia solar ou eólica, possibilitando períodos mais longos de voo.
Por enquanto, para evitar acidentes graves, os testes estão sendo realizados apenas em planadores, mas posteriormente a Microsoft Research pretende utilizá-la em aeronaves maiores e carros autônomos.
Via MSPoweruser
Além da câmera, quais funcionalidades os drones poderiam ter? Comente no fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Samurai Shodown será lançado no Brasil com legendas em português
- Como ter um restaurante no The Sims 4 Escapada Gourmet
- Naked Challenge: desafio entre casais envolve nudez e viraliza na Internet
- Celulares da Samsung podem ter videoconferência por meio de emojis
- Assista ao Fortnite Champion Series 2 na Twitch e ganhe recompensas
- Como descobrir se alguém segue você de volta no Snapchat
- Como ajustar o volume do Google Maps sem afetar outros apps
- LG mostra celular com tela enrolável na CES 2021
- Asus ROG Phone vs Razer Phone: celulares para gamers esbanjam velocidade
- Como usar o Replika, app que conversa com o usuário e vira seu ‘clone’