O Windows oferece três maneiras de pausar a atividade do computador sem desligar. Uma delas, a suspensão híbrida, é pouco conhecida. Boa parte dos usuários recorrem à suspensão comum, que mantém programas abertos para usar depois; ou à hibernação, que fecha tudo menos o sistema operacional para durar um longo período sem desligar. O método híbrido é uma terceira via que une vantagens dos dois modos, e pode ser alternativa para usuários de PC que não desejam perder o trabalho em andamento. Saiba tudo.
Hibernação x Suspensão
O usuário ativa normalmente uma das duas funções ao deixar de trabalhar no PC. Em notebooks, a mais comum é a suspensão, que consome pouca bateria e deixa todos os programas abertos ao fechar a tampa. Isso ocorre porque o método da suspensão não interfere na memória RAM, que continua sendo alimentada pela bateria ou pela fonte de energia do seu computador.
Na hibernação, o computador transfere os dados da memória RAM para disco rígido para evitar perdas e entra em estado de consumo mínimo de energia. Esse modo impede que o corte de energia — como o fim da bateria do notebook ou a desconexão do cabo do desktop — apague informações não salvas. Em contrapartida, o computador demora mais tempo para religar vindo da hibernação.
Suspensão híbrida
Na suspensão híbrida, o Windows se encarrega de usar os dois modos de pausa ao mesmo tempo e tende a ser mais eficiente. Assim como na suspensão
Com o modo híbrido, o usuário pode aproveitar a comodidade de abrir a tampa do notebook e voltar a usar o computador rapidamente. Ao mesmo tempo, se a bateria acabar as informações estarão devidamente preservadas no disco rígido ou no SSD.
Devo usar ou não?
A suspensão híbrida é útil porque mantém os dados acessíveis e seguros ao mesmo tempo, mas pode trazer problemas para usuários de notebooks. O método é perigoso se o usuário costuma fechar a tampa do laptop e mover o aparelho logo em seguida – para colocar na mochila, por exemplo. Como a suspensão híbrida continua a gravar dados no HD, o mecanismo físico do disco pode apresentar problemas se for movimentado constantemente durante o procedimento.
Para usuários de PC desktop, porém, a suspensão híbrida oferece o melhor dos dois mundos e pode ser ativada livremente.
Como ativar
Passo 1. Busque e acesse o Painel de Controle do Windows;
Passo 2. Use o campo de pesquisa para encontrar as opções de energia. Clique em “Escolher um plano de energia”;
Passo 3. Ao lado do plano de energia principal, selecione “Alterar configurações do plano”;
Passo 4. Na parte inferior da tela, clique em “Alterar configurações de energia avançadas”;
Passo 5. Em “Suspender”, procure pela opção “Permitir modo de suspensão híbrido” e ative na bateria, na tomada, ou nos dois casos, dependendo da sua necessidade.
Dúvidas sobre notebooks? Pergunte no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Windows 10 Creator Update traz cinco mudanças para o Microsoft Edge
- BlizzConline 2021: veja datas, eventos e inscrições da BlizzCon online
- Suning vs Top: como assistir à semifinal do Worlds de LoL 2020
- Free Fire em 2020: veja os destaques e polêmicas da temporada
- Como tirar print de tela no Galaxy J3
- Mail: crie uma caixa de entrada de mensagens sinalizadas no iOS
- Tinder revela quais amigos do seu Facebook têm perfil no polêmico app
- Como remover os dados EXIF das fotos
- Parab?ns Twitter: microblog completa 9 anos, confira momentos marcantes
- Forge of Empires: como vender e mover edif?cios em sua cidade