A Google Assistente chegou para brasileiros falando em português e está disponível para celulares com Android 6 (Marshmallow) ou Android 7 (Nougat) e no iPhone (iOS). A assistente pessoal do Google responde a perguntas com atenção ao contexto. No entanto, seu recurso de fala pode ser inconveniente em alguns locais que exigem discrição, o que requer que a voz seja desativada.

Ainda não é possível silenciar a inteligência artificial por completo, mas um ajuste nas configurações ajuda a manter o recurso no mudo durante boa parte do tempo. Veja, no passo a passo a seguir, como desligar o som da Assistente em smartphones Android.

Aprenda a desativar a voz da Google Assistente (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Passo 1. Mantenha o botão de início pressionado para abrir a Google Assistente e acesse o menu no ícone de três pontos. Em seguida, vá em "Configurações".

... 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">

Acesse as configurações da Google Assistente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. No menu "Telefone", toque no item “Outras configurações de voz”.

Ajuste as configurações de voz da Google Assistente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em “Saída de voz”, selecione “Somente viva-voz”. Dessa maneira, você garante que a Assistente irá responder em voz alta quando você ativá-la pelo comando “Ok, Google”, ideal para motoristas, por exemplo.

Habilite a fala da Google Assistente só no viva-voz (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Por fim, ainda na opção “Telefone”, toque em “Entrada preferencial” e marque “Teclado” para evitar que a Assistente espere comandos de voz sempre ao abrir. Dessa maneira, o recurso irá oferecer um campo de digitação por padrão para fazer perguntas.

Priorize comunicação com a Google Assistente pelo teclado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Android Oreo: chega para quais celulares? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo