Um bug no Instagram fez com que dados pessoais de usuários com contas verificadas vazassem nos últimos dias. A partir de uma falha na “API”, ou seja, na programação da interface do aplicativo, o bug foi descoberto, acessado, e serviu para que pessoas não autorizadas tivessem acesso a informações como e-mail e número de telefone de celebridades, por exemplo. A API era a responsável pela comunicação do Instagram com outros aplicativos. De acordo com a rede social, nenhuma senha foi comprometida e os invasores "só tiveram acesso" aos celular e e-mail, que são dados sensíveis.
A rede social garante já ter corrigido o erro. “Nenhuma senha de conta foi exposta. Nós corrigimos esse bug e estamos realizando uma investigação minuciosa e monitorando o possível impacto em outras contas”, informa, em comunicado oficial. Por via das dúvidas, o Instagram também confirmou que está entrando em contato com usuários de contas verificadas, "apenas para informar o caso" e sugerir medidas de segurança — como a troca de senha do perfil afetado.
A rede social não informa, porém, quantas contas foram afetadas, nem em qual região. Usuários de contas verificadas vítimas do acesso indevido às informações estão recebendo e-mails do Instagram; verifique sua caixa de entrada. É importante pensar que, em posse de e-mail e telefone, criminosos podem tentar aplicar outros golpes com técnicas de phishing nas vítimas do vazamento.
“Como sempre, incentivamos as pessoas a estarem sempre atentas à segurança de suas contas e serem cautelosas em relação a qualquer atividade suspeita como chamadas por telefone, textos e e-mails de contatos não reconhecidos”, alerta ainda, o Instagram. Recentemente a conta da cantora Selena Gomez foi invadida e fotos comprometedoras de seu ex-namorado, Justin Bieber, foram publicadas em sua conta. Aparentemente, este caso não está relacionado com esta falha de API.
Por ora o Instagram segue de volta à normalidade e garante que vai continuar monitorando sua segurança interna e externa. Se você teve algum problema ou tem uma conta verificada de marca ou famoso, a sugestão é: troque a senha.
No Twitter, o caso vem sendo comentado com a hashtag #instagramhack. O ator americano Gregory Michael postou no seu microblog, na íntegra, o e-mail recebido do Instagram. Na ocasião ele se mostrou bastante irritado com o incidente. "Fantástico. Meu número de celular comprometido.", reclamou em seu perfil.
O que são contas verificadas?
Em dezembro de 2014, foram lançados selos de autenticidade para perfis do Instagram no que chamam de "contar verificadas". A marcação ajuda tanto os seguidores, quanto a rede social, a ter certeza de que o login @nomedeusuário pertence a figuras públicas, celebridades e/ou marcas. Ou seja, são perfis oficiais.
O selo de autenticidade é uma marca de check em azul (✓) que aparece ao lado do nome de uma conta do Instagram na busca e também no perfil. Muito comum também no Facebook e no Twitter. Isso significa que o Instagram confirmou que a conta é verdadeira e diz respeito exatamente aos posts criados e mantidos pela figura pública, celebridade ou marca global que representa online.
Quem tem uma conta verificada?
De acordo com o Instagram, no momento, somente algumas celebridad
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como jogar o clássico Zombie Tsunami no PC
- Marvel Ultimate Alliance 3: trailer de lançamento destaca heróis
- Acer Chromebook 11 tem processador potente e resistência a quedas
- Como baixar e instalar o beta aberto de EA UFC 3
- Paci?ncia faz 25 anos e ganha atualiza??o com desafios e torneio global
- SSD pode perder dados se ficar muito tempo sem energia, diz especialista
- Mortal Kombat X e Fifa 15 estão entre as ofertas da semana
- Veja seis opções de câmeras semiprofissionais com Wi-Fi
- Como impedir que o Deezer publique o que você está ouvindo no Facebook
- Surface Book, computador portátil da Microsoft, concorre com novo Mac