A função dual chip permite usar dois cartões SIM de operadoras diferentes no mesmo celular. Dessa forma, é possível ativar pacotes de dados ou ligações de operadoras distintas, aproveitando as melhores tarifas. O usuário também pode manter um número pessoal e outro profissional, ou ajustar como preferir.

O gerenciamento pode ser personalizado de forma completa nos dois chips. Aproveite para configurar perfis de uso ou desativar um cartão SIM pelo tempo que preferir. Veja, no passo a passo a seguir, como realizar todos esses procedimentos no Android.

Veja como gerenciar dois chips de operadoras no celular Android (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Ativar e desativar cada chip SIM

Passo 1. O usuário pode iniciar ou interromper o uso de um chip de operadora individualmente, mantendo o segundo cartão SIM funcionando normalmente. Essa dica é interessante caso tenha pacote limitado em um dos chips, por exemplo. Para gerenciar, selecione o menu de "Configurar" no Android e toque em"Cartões SIM".

... 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">

Abra as configurações de cartões SIM no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Note que, no topo, estão listados os dois chips SIM dos slots do celular. Para manter ativado, deixe a chave em verde, e para desativar, deixe em cinza. Agora você pode escolher qual chip usar quando preferir e repetir a ação durante o dia.

Ative ou desative os cartões SIM individualmente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ativar e desativar dados móveis de cada chip SIM

Passo 1. Outra forma de controlar individualmente os slots SIM do celular é gerenciando os dados móveis, caso não queira desativar o chip por completo. Para isso, toque no menu de "Configurar" no Android e selecione "Uso de dados".

Selecione as configurações de uso de dados no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Perceba que há dois campos separados para "SIM1" e "SIM2". Ative (em verde) ou desligue (em cinza) o uso de rede móvel nos chips individualmente. Para fazer a troca confirme em "Ok". Vale lembrar que é possível desativar as duas redes para poupar 3G/4G.

Ative os dados móveis do chip que preferir no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Controlar uso de 3G/4G no mês

Passo 1. Também é possível controlar o uso de dados móveis mensais de cada chip individualmente. Para isso, acesse o menu "Configurar" no Android e selecione "Uso de dados".

Selecione as configurações de uso de dados no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Escolha para configurar o SIM1 ou SIM2. O procedimento é o mesmo e basta repetir para cada cartão. Selecione "Uso de dados da rede móvel". Note que há um gráfico com o consumo de rede do chip e os apps que mais gastam internet. Depois toque no ícone de engrenagem, no topo direito da tela.

Gerencie o uso de dados da rede móvel em cada chip SIM no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Em seguida selecione "Aviso de dados" e finalize digitando um limite de banda personalizado para manter o controle e não estourar o pacote contratado junto à operadora. Confirme em "Definir". Você também pode ativar a chave ao lado de "Definir limite de dados" para o telefone desativar automaticamente a rede móvel quando chegar ao limite, evitando gastos extras na conta. Repita a mesma configuração no segundo chip SIM.

Adicione um aviso ou limite de dados no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ativar e desativar a detecção automática de chip SIM

Passo 1. O usuário pode ativar a troca automática de chips, que ocorre quando uma das operadoras fica sem sinal, por exemplo, ligando diretamente o segundo cartão SIM. Ou desativar, para evitar gastos indevidamente com a operadora. Para isso, acesse o menu "Configurar" e selecione "Cartões SIM".

Abra as configurações de cartões SIM no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Ative (em verde) ou desative (em cinza) o recurso de "Seleção automática do SIM" no Android.

Ative ou desligue a seleção automática do SIM no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Personalizar o perfil de uso de chip SIM

Passo 1. O Android permite fazer ajustes rápidos no tipo de perfil de uso dual-chip no celular, adicionando suas preferências. Para isso, selecione o menu "Configurar" e depois toque em "Cartões SIM".

Abra as configurações de cartões SIM no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione "Perfil de uso". Em seguida, toque na seta para continuar os ajustes.

Configure um perfil de uso dual-chip no celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Selecione seu tipo de perfil para uso dual chip: "Básico", "Automático", "Pessoal e trabalho" ou "Principal e alternativo". Em seguida, determine personalizações. Neste exemplo, selecionamos um chip SIM pessoal e outro profissional. Determine a operadora de cada um. Confirme em "Próximo".

Escolha seu tipo de perfil de uso dual-chip no celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Personalize a seleção de contatos em cada chip, caso tenha listas separadas. Depois, escolha a conta atrelada ao pessoal ou de trabalho. Confirme em "Próximo".

Escolha a divisão de contatos nos chips (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Selecione a ativação do prefixo fácil para chamadas de longa distância, que vai adicionar o código da operadora ao DDD. Em seguida, escolha o cartão preferencial para ser usado para dados móveis de internet no celular. Avance em "Próximo".

Selecione o prefixo fácil e chip para dados móveis (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Por fim, personalize as informações de entrada de cada chip SIM, alterando o nome do cartão no Android, número, cor e até toque sonoro. Confirme em "Próximo". Ao finalizar o gerenciamento do perfil será salvo. Você pode alterar quando preferir.

Personalize dados de ambos chips no celular Android (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Os procedimentos foram realizados em um smartphone Moto Z com Android 7.1.1 Nougat.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo