Quando precisamos comprar um mouse novo nos deparamos com duas tecnologias diferentes: a óptica e a laser. Ambas possuem algumas características distintas, mas embarcam o mesmo princípio básico de funcionamento e compartilham aquela tradicional "luz vermelha" na parte inferior do periférico.
Por isso, muitas pessoas ficam na dúvida em qual tipo de mouse comprar ou sequer sabem a real diferença entre os aparelhos. A seguir, mostraremos qual o mais indicado para você e explicaremos com detalhes como cada tecnologia funciona.
Laser vs Óptico: qual a diferença?
Talvez você não saiba, mas os dois tipos de mouse funcionam como se fossem câmeras. Basicamente, eles capturam milhares de fotos da superfície que estão e as transformam em dados de localização, baseando-se na diferença de movimento entre uma imagem e outra. Em tese, isso permite que os periféricos saibam exatamente as coordenadas X/Y e através delas consigam exibir o ponteiro no lugar certo.
A diferença entre eles consiste simplesmente no emissor de luz. O modelo chamado de óptico utiliza fotodiodos e LED (Light Emitting Diode) para projetar luz no sensor. Enquanto os dispositivos a laser, como o próprio nome já diz, usam laser infravermelho em vez de LED, o que permite captar mais DPI e uma resolução maior.
Além disso, os aparelhos a laser são mais precisos e podem ser utilizados em quase todas as superfícies ao contrário do óptico que está limitado a um mousepad de qualidade para ter um desempenho interessante. Outro ponto que vale destacar é que o laser, por ser uma luz mais forte e densa, oferece mais DPIs podendo chegar facilmente aos 3.600.
Porém, essa enorme sensibilidade e precisão dos modelos a laser, em alguns casos, pode ser um problema. Existem situações em que o periférico com essa tecnologia detecta informações inúteis que acabam desorientando o ponteiro. Para os profissionais da área de design gráfico, por exemplo, isso certamente pode ser um incômodo, visto que eles precisam posicionar pixels, camadas e outras coisas no lugar certo.
Afinal, qual é o melhor para mim?
Isso depende muito de como e onde você irá utilizar o mouse. Tanto a tecnologia óptica quanto a laser possuem aparelhos de excelente qualidade, cabendo a você analisar melhor cada opção. Mas, geralmente, os dispositivos a laser são indicados para aquelas pessoas que realmente necessitam de muita precisão e procuram por um aparelho que funcione em qualquer superfície. É o caso dos gamers e editores de vídeo.
Os ópticos, por sua vez, também entregam uma precisão interessante e possuem preços mais acessíveis. Eles são uma boa opção para jogadores iniciantes ou pessoas que já contam com um lugar específico para utilizar o periférico. Um bom exemplo de cada tipo de mouse é o G502 da Logitech, com sensor óptico, e o Razer Mamba a laser.
Como montar um PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Plague Inc.: confira dicas para jogar melhor e se dar bem no game
- WhatsApp agora permite denunciar um usuário como spam. Saiba como fazer
- OneDrive melhora sincronia com PC e cria notificações para Apple Watch
- L.A. Noire: testamos a nova versão remasterizada do game
- Fim da bagunça: Microsoft vai cortar apps inúteis da loja do Windows 10
- WhatsApp: golpistas usam vacina para clonar contas; entenda
- Conheça o BlackFly, novo veículo voador que pode percorrer até 40 km
- LBFF 2020: Team Liquid é campeã do 1º split e RED Canids fica na elite
- Nintendo NX: empresa descarta uso de Android no aparelho
- My Top Lockdown Songs: como ver músicas favoritas do Spotify na quarentena