O WhatsApp se tornou uma ferramenta eficaz para enviar fotos para os amigos e a família. Normalmente o procedimento inclui acessar o ícone de câmera do aplicativo de chat, e na sequência escolher o arquivo. A má notícia é que o mensageiro aplica uma técnica de compressão de arquivo que deixa a imagem mais leve, mas também com qualidade menor.
O tutorial a seguir ensina a enviar fotos pelo WhatsApp sem empregar a técnica de compressão. Com isso, a imagem chega ao destinatário com qualidade maior e também num arquivo mais pesado. A dica é ideal para quem gosta de manter no telefone cópias das fotos originais. O procedimento é válido tanto para Android como para iPhone (iOS).
Passo 1. Abra o WhatsApp e selecione o contato para o qual deseja enviar uma imagem. Em seguida, clique no ícone de clipe, no canto inferior direito da tela, e selecione a opção "Documento".
Passo 2. Na próxima tela, clique na pasta "Imagens" no Android ou na pasta "Fotos" no iPhone, dependendo do modelo de smartphone que estiver usando. Selecione a imagem que quer enviar.
Passo 3. Confirme a foto escolhida ao tocar em "Enviar". Durante o upload, você poderá notar o tamanho original da imagem exibido abaixo do nome do arquivo. Desta forma, seu contato poderá baixar a imagem em qualidade alta.
Para testar a compressão do WhatsApp, enviamos a mesma imagem pela maneira tradicional do app, tocando no ícone de câmera, ao lado do clipe. Enquanto o arquivo enviado pela opção "Documentos" manteve o tamanho de 3,5 MB da foto original, a versão comprimida ficou com apenas 94 KB.
Na tela do smartphone, pode ser difícil de detectar as diferenças entre as duas versões, mas no computador fica perceptível como a compressão afeta os detalhes da foto e ainda deixa um efeito pixelado quando se amplia levemente a imagem.
Como mudar o status do WhatsApp para invisível? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como fazer modo retrato nas fotos usando o app Snapseed
- Como pedir comida usando o Google Maps no celular
- Fluminense x Athletico-PR: como assistir ao jogo no Globoesporte.com pela TV
- Blackberry Priv terá Android e teclado físico; lançamento deve ser em 2015
- Como trocar de personagens em Dragon Ball FighterZ
- Coronavírus: táxi voador é usado para levar suprimentos a áreas isoladas
- Google Maps e Google Earth usam satélite da NASA; fotos estão incríveis
- Headsets gamers: lista reúne modelos 'baratinhos' disponíveis no Brasil
- Câmera Gear 360º e pulseira Gear Fit 2 chegam ao Brasil; saiba preços
- O que é e como fazer PROCV no Excel