Pesquisadores da Universidade de Luxemburgo pretendem diminuir o roubo de energia elétrica aqui no Brasil. Para isso, eles desenvolveram um sistema com Inteligência Artificial que promete identificar com mais de 65% de precisão quando o consumo de uma propriedade está abaixo do esperado, além de perceber atitudes suspeitas nos medidores de energia e na rede elétrica.
A tecnologia em questão está sendo desenvolvida há aproximadamente cinco anos, isso porque foi necessário analisar e coletar informações em 3,6 milhões de lares brasileiros para treinar o software. Esse aglomerado de dados permitiu que o sistema fosse capaz de reconhecer possíveis casos de fraudes e também a vulnerabilidade dos equipamentos de eletricidade utilizados no país.
Além disso, essa IA poderá diminuir as perdas e aumentar a eficiência das empresas que fornecem energia para o consumidor final. Para se ter uma noção, no Brasil, cerca de 22% da energia gerada é desperdiçada com algum tipo de fraude, mas isso não acontece apenas no território brasileiro. No Reino Unido, estima-se que £440 milhões (R$ 1
Se tudo ocorrer como esperado, a tecnologia trará benefícios para a sociedade, visto que ela ainda é capaz de realizar uma medição mais precisa e justa, evitando cobranças errôneas, por exemplo. A Choise Technologies, empresa também envolvida na pesquisa, pretende oferecer a aplicação para as distribuidoras de energia presentes no Brasil e em toda América Latina, porém não foi divulgado quando isso acontecerá.
Via New Scientist
Além da câmera, quais funcionalidades os drones poderiam ter? Comente no fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Resident Evil: Revelations traz gráficos remasterizados no PS4 e Xbox One
- Aplicativo para melhorar fotos: conheça seis apps para editar imagens
- Smarts para tirar selfie: veja modelos com as melhores câmeras frontais
- Sete dicas de como usar o Instagram Stories
- Halloween ganha jogo de bruxas do Google; saiba competir pelo prêmio
- Netflix abandona estrelas, copia 'curtir' do Facebook e 'match' do Tinder
- Mighty No. 9 e Umbrella Corps são os principais lançamentos da semana
- Entenda por que os emojis do celular Android são diferentes do iPhone
- Philips anuncia novos fones de ouvido no Brasil; saiba os preços
- Galaxy Buds Live: prós e contras do fone eleito melhor de 2020 pelo público