A 99, empresa responsável pelo popular aplicativo de táxis, lançou seu próprio serviço de carros particulares: o 99POP, que concorre com Uber e Cabify. Com preços mais baratos do que os táxis convencionais, a categoria tem sido não só a principal escolha de muitos passageiros, mas também a fonte de renda de pessoas que ficaram desempregadas nos últimos anos, já que dá mais facilidade para motoristas autônomos encontrarem clientes.
Pensando nesse último grupo, trouxemos abaixo tudo o que você precisa saber para se tornar um motorista do 99POP, como, por exemplo, que tipo de carro é aceito, quais são os benefícios, além de ajudar a esclarecer dúvidas comuns sobre o processo. Quer saber se você se encaixa no perfil? Então confira.
Perfil do motorista
Não basta ter uma carteira de motorista para começar a trabalhar com a 99POP, pois algumas exigências extras serão feitas pela empresa. A primeira delas é estar dentro da idade mínima exigida. Apesar de o Brasil emitir habilitação para pessoas a partir dos 18 anos, a 99 só aceita candidatos que tenham mais de 21 anos de idade.
Outra condição é ter um smartphone com sistemas operacionais Android (a partir da versão 4.4 KitKat) ou iPhone (iOS). De acordo com o serviço, a versão da plataforma da Apple vai depender da região onde o motorista mora. Essa exigência é feita porque, para conseguir trabalhar, a pessoa deverá instalar o aplicativo 99 POP - Motorista, pelo qual receberá as solicitações de passageiros em busca de uma corrida.
O carro também não pode ser qualquer um. Primeiro, o veículo precisa ter quatro portas, ar-condicionado, estar bem conservado e ser de uso particular (placa cinza). O ano de fabricação depende da região do motorista, mas, no geral, aceita-se veículos que sejam de, no mínimo, 2012. A empresa pede ainda que seus motoristas parceiros sejam amigáveis e gostem de dirigir, já que terão de trabalhar ao volante e lidar com diferentes tipos de pessoas entrando e saindo do veículo.
É importante sinalizar um aspecto sobre o motorista que pode ser considerado vantagem para muita gente: quem dirige com a 99POP é autônomo e não possui vínculo empregatício. O aplicativo é um serviço oferecido pela empresa para facilitar profissionais que sigam um certo padrão a conseguirem clientes. Assim, é o próprio condutor que faz seu expediente, determinando quantas horas por dia irá trabalhar e se vai ficar em casa no fim de semana ou não. Também não é proibido trabalhar com apps concorrentes, como a Uber e o Cabify, por exemplo.
O processo
Quais são os documentos necessários?
A princípio, não são tantos documentos exigidos para quem quer dirigir com a 99. O candidato irá precisar de um documento de identidade (RG), comprovante de residência, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e, é claro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Há, porém, um detalhe nesse último item.
A carteira de motorista deverá conter a observação de que o condutor a utiliza para exercer atividade remunerada (EAR) desde o momento do cadastro no site. Solicitar essa permissão não é difícil: basta entrar em sites de órgãos como o Poupatempo e Detran para se informar sobre os detalhes de todo o processo, desde o exame psicológico até a emissão da nova carteira.
Outra exigência é em relação à segurança. O motorista que for trabalhar com a 99 deverá contratar um Seguro de Acidentes Pessoais de Passageiro com cobertura mínima de R$ 50.000 por passageiro. Esse tipo de serviço é oferecido por diversas seguradoras no mercado e a empresa não faz exigência de marcas específicas.
Quais são e como funcionam as etapas?
O processo de aceitação é dividido em quatro etapas: a primeira é a realização do cadastro no app. Após isso, os documentos serão validados e em poucos dias (de acordo com a 99) você receberá o resultado dizendo se está apto ou não para seguir no processo. A etapa seguinte é o Bate-Papo POP, uma conversa por telefone onde um representante fará perguntas para entender seu perfil, semelhante a uma entrevista de emprego.
Depois, será realizado o Teste POP, uma prova de direção dentro do carro do candidato, onde um colaborador irá avaliar, do banco do carona, como o motorista dirige e também se o veículo encontra-se em boas condições. Se for aprovado nessa última fase, a pessoa será encaminhada para o Curso Pop, onde poderá entender o que a 99 espera de seus colaboradores. Após concluir essas etapas, estará pronto para começar a trabalhar.
Como é feito o pagamento?
Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre a remuneração. Para receber o pagamento pelas corridas feitas com a 99POP, o motorista não precisa ter uma conta no banco, mas é obrigatório o uso do Cartão99. Ele é gratuito, sem mensalidades, e é aceito em estabelecimentos que trabalhem com a bandeira MasterCard.
Um benefício interessante é que o pagamento pela corrida é somado ao saldo do cartão poucos minutos após ela ser finalizada e o motorista não precisa esperar até o fim do mês para receber a quantia. Caso deseje sacar o dinheiro, o profissional pode ir até uma casa lotérica e pagar um valor em torno dos R$ 3,90 para isso. A 99 desconta uma taxa de cerca de 16,99 % do valor total pago pela carona, como forma de cobrar pelos serviços prestados. Esse valor, porém, pode variar de acordo com a cidade.
Cabify vs Uber: qual o melhor no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como alterar o balanço de branco de um vídeo ou foto no Adobe Premiere
- Pentium G4520 ou AMD FX 6300: veja qual CPU é melhor para você
- Como usar o Flourish para criar gráficos interativos com dados do Excel
- Relembre 8 programas de computador antigos que marcaram os anos 90
- Como fazer um cadastro de motorista no Cabify
- Realidade virtual: aparelhos podem deixar experiência ‘perfeita’
- ZenBook 14, Pro14 e Pro15: Asus lança novos notebooks no Brasil
- Como gerar o QR Code para acesso mobile no app SINE Fácil
- Como apagar a conta no TikTok
- Conheça duas formas simples de converter vídeos no Mac