A Intel anunciou na última semana, a fabricação de um processador quântico de 17 qubits, destinado a processos de pesquisa e desenvolvimento, em conjunto com o centro de pesquisa da QuTech, na Holanda. Com 17 qubits, a Intel finalmente se iguala ao que concorrentes vêm atingindo na criação dos primeiros computadores quânticos viáveis. À frente da Intel está o Google, e sua unidade de 20 qubits e a D-Wave, que já explora a tecnologia em nível comercial com computadores de mil e 2 mil qubits.
O processador quântico da Intel tem especificação similar a alguns concorrentes já disponíveis, como o computador de 17 qubits da IBM, previsto para ser disponibilizado comercialmente em breve. Os tais qubits são os “bits quânticos” e dão a referência da capacidade de processamento do computador em questão.
Segundo a Intel, a escolha dos 17 qubits não é aleatória, já que é a menor quantidade possível de bits quânticos que permite a execução de algoritmos de correção de erro em cima do trabalho do processador. Sem essa medida, portanto, pesquisas e trabalhos executados com a tecnologia seriam ainda mais difíceis.
Processadores quânticos exigem condições perfeitas de operação em termos de temperatura e até de isolamento de frequências de rádio. Segundo a Intel, a CPU entregue aos holandeses precisa de uma temperatura de 20 milikelvin, algo 250 vezes mais frio do que as temperaturas espaciais. Além disso, há o princípio da incerteza: qualquer observação incidental sobre a operação do processador pode causar perda de dados.
Via Intel, Tech Crunch
Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Twitter e Google se unem para você buscar delivery de comida com emoji
- Netflix testa recurso para evitar compartilhamento de senhas
- Modern Combat 5: como criar partidas online personalizadas
- Notebook 2 em 1 Inspiron 13 7000 da Dell ganha versão dourada
- Cartões SD podem ter 128 TB de memória e velocidade de até 1 Gb/s
- Conheça o A.DOT, app que ajuda a adoção de crianças e adolescentes
- Teclado para celular: conheça alternativas para digitar no Android e iPhone
- Samsung lança notebook gamer Odyssey e Style S51 'levíssimo' no Brasil
- Microsoft Flight Simulator X será lançado na Steam em dezembro
- Dragon Ball FighterZ: veja os requisitos oficiais para jogar no PC