O Google prepara uma mudança importante no Chrome. A partir das próximas versões do navegador, a empresa vai oferecer três novas proteções desenvolvidas para evitar redirecionamentos automáticos de páginas. A primeira medida acontece a partir do Chrome 64 e exibe uma barra de informação antes de redirecionamentos de iframes de terceiros — em vez disso acontecer de forma direta.
Outra providência da companhia, que será implementada a partir do Chrome 65, é evitar que, ao clicar em um site desejado, a nova aba seja aberta, mas a janela inicial seja redirecionada a uma página diferente e que o internauta não quer acessar. Por fim, a terceira medida protege o usuário de experiências abusivas como links de websites de terceiros escondidos como botões de play ou botões transparentes que capturam todos os cliques e que abrem outras abas.
Além de atrapalhar a navegação, a tática pode ser usada para enviar o usuário de uma página normal para algum golpe responsável pela distribuição de malwares. De acordo com o Google, relatórios de uso do browser no desktop indicam que uma entre cinco pessoas encontrou algum tipo de conteúdo indesejado a partir desses redirecionamentos.
A análise dos dados de navegação revelou que a maior parte dos casos em que isto ocorre é por causa de conteúdos de terceiros incorporados à página, o que significa que, muitas vezes, o próprio site de origem não sabe que a prática está ocorrendo ou não tem a intenção de permitir esse comportamento.
A primeira medida foi pensada para resolver esse problema ao mostrar uma barra de informação antes de redirecionamentos de iframes de terceiros, a menos que ele tenha interagido com aquele conteúdo antes. Caso a mudança seja intencional, será exibido um bo
Algumas dessas ações que direcionam os usuários para páginas indesejadas são difíceis de detectar de maneira automática, como controles enganosos que parecem fazer uma coisa, porém, ao clicar, mostram outro comportamento. Por isso, segundo a empresa, a partir de janeiro, o recurso bloqueador de pop-ups do browser vai evitar que novas janelas ou abas sejam abertas.
Veja dois casos desse tipo de ação:
- Quando há um aparente botão de play em um vídeo, porém o usuário é direcionado para um download indesejado ao clicar.
- Quando um falso botão de fechar (X) abre pop-ups não confiáveis.
O Google está dando um tempo para donos de sites até que as mudanças sejam implementadas, para que eles possam encontrar e resolver problemas em suas páginas. Para facilitar o processo, a empresa lançou também um relatório de experiências abusivas (google.com/webmasters/tools) no Google Search Console, que ajuda a detectar quando uma destas práticas está sendo usada.
A companhia ainda informa que, caso essas ações abusivas não sejam resolvidas em 30 dias, será ativada a prevenção de novas abas e janelas.
Via Google
Google Chrome lento e travando muito no PC: como resolver? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Twitter inclui tradução de posts com Bing Translator em dezenas de idiomas
- Como mudar o User Agent dos navegadores sem instalar qualquer extensão
- Lexmark MX711: como fazer download e instalar o driver da impressora
- Modo trabalho: extensão bloqueia redes sociais e outros sites por 25 minutos
- Galaxy J5 Pro: como colocar cartão de memória microSD no celular Samsung
- Beta do iOS 14.2 tem emojis novos de carinhas, animais e comidas
- TACO na MIBR? Veja vitórias do atleta do CS:GO ao lado de coldzera e fnx
- DotA 2: como baixar novos modos de graça no Steam
- Como controlar apresentações do Keynote usando o iPhone?
- Fifa 17: confira o que muda em cada edição especial do novo game