O Google Fotos exibe o local onde fotos e vídeos foram capturados. Por padrão, essa informação fica disponível para as pessoas com quem você compartilha a imagem, o que se tornar um inconveniente. Sem perceber, você pode estar divulgando onde esteve exatamente em determinado dia e horário.
Uma das saídas possíveis é desativar a localização do Google, mas o procedimento impacta no funcionamento de outros apps – o Google Maps é um exemplo. Para evitar esse transtorno, a dica é retirar a localização de cada imagem ou vídeo antes de compartilhar. O tutorial a seguir ensina a fazer o procedimento, que é exatamente o mesmo no Android e no iPhone (iOS).
Aprenda a retirar a localização geográfica de imagens e vídeos no Google Fotos (Foto: Ana Marques/TechTudo)
Caminho para acessar informações da foto no Google Fotos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Passo 2. Verifique que no campo "Local aproximado" é exibido o mapa do local onde a imagem foi capturada. Clique nos três pontos e selecione "Remover local".
Remoção de localização geográfica em foto no Google Fotos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Passo 3. Na caixa que será aberta, toque em "Remover" para confirmar a operação. Verifique que o local e o mapa foram retirados da imagem.
Localização geográfica retirada de imagem no Google Fotos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Passo 4. O procedimento é idêntico para os vídeos. Entre no arquivo, toque no botão de informações, abra o menu de localização e selecione "Remover local".
Remoção de localização geográfica em vídeo no Google Fotos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Agora você já pode compartilhar a imagem ou vídeo sem se preocupar em divulgar onde você estava.