A Cabify iniciou a cobrança de tarifa dinâmica na última quinta-feira (23), num movimento que lembra o modo de funcionamento dos serviços de transportes Uber e 99 POP. Por enquanto, a novidade se restringe à cidade de Santos, no litoral de São Paulo, mas em breve chegará a outras cidades brasileiras.
Chamado de "Custo Adicional por Alta Procura", o mecanismo eleva o preço da corrida de acordo com a demanda por carros. A novidade tem como objetivo incentivar mais motoristas a se conectarem ao serviço.
A tarifa dinâmica, que já é utilizada pelos apps rivais, será implementada até o início de dezembro em outras regiões do país – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba e Porto Alegre. Nas linhas a seguir, saiba como funciona a nova taxa, e entenda as diferenças entre essa cobrança e as de outros serviços de carro particular.
Cabify tem nova tarifa dinâmica para corridas (Foto: Marvin Costa/TechTudo)
O período de tarifa dinâmica será determinado pelo algoritmo da Cabify quando houver mais pedidos de corridas do que carros à disposição. Nessas condições, o usuário verá o símbolo de "i" ao lado do preço estimado para a viagem, após o preenchimento dos endereços de partida e destino.
Para saber mais detalhes, basta tocar no ícone. Com isso, o usuário poderá saber o valor do custo adicional cobrado (por exemplo: R$ 1,20
... a mais). Assim que a procura por motoristas particulares diminuir, os preços voltarão ao normal.
Alta procura por carros implica em tarifa dinâmica na Cabify (Foto: Divulgação/Cabify)
Vale destacar que alguns locais da cidade podem estar com o custo adicional, enquanto outros não. Isso depende de uma região com uma concentração maior de pessoas solicitando uma viagem em situações como show, jogo de futebol, bares, casas noturnas e chuva.
Assim como na Uber, o app da Cabify trabalha com um fator multiplicador. No entanto, procurada pelo TechTudo, a empresa não revelou qual o limite para a cobrança extra. A empresa também não especificou quais circunstâncias podem levar ao aumento no preço do serviço.
Posso mudar de trajeto durante a corrida? O preço muda?
Na Cabify, os preços são calculados com base na quilometragem entre a origem e destino, não estando atrelados ao tempo da viagem – o que tende a ser bom para o usuário que costuma pegar engarrafementos.
Em casos de mudança de rota, haverá uma alteração no valor inicial, referente à distância percorrida. Se o "Custo Adicional por Alta Procura" estiver em vigor no início da viagem, ele será levado em consideração ao recalcular o preço da corrida.
A Cabify avisa quando o preço voltar ao normal?
Não. De acordo com a Cabify, é necessário acompanhar o aplicativo para saber se o preço dinâmico está em vigor ao iniciar uma corrida.