A Consumer Electronics Show (CES) é tradicionalmente uma das feiras de tecnologia mais importantes do ano. Sempre no mês de janeiro, gigantes da indústria e pequenas empresas que buscam o lugar ao sol se reúnem em Las Vegas, nos Estados Unidos, para apresentar as novidades e as tendências que vão reger o mundo tech neste ano.
Em 2018, o evento ocorre entre os dias 9 e 12, espalhado por diversos hotéis da capital dos cassinos. Marcas como Intel, Qualcomm, Samsung, LG, Sony, Lenovo e Panasonic estão confirmadas e o TechTudo estará lá para conferir todos os lançamentos. Veja a seguir alguns dos principais produtos que devem aparecer durante a CES 2018.
TVs e monitores
Já virou tradição: a CES é o palco preferido das marcas para apresentar o que há de mais moderno na indústria de TVs e em 2018 não deve ser diferente. Os modelos 4K com diferentes padrões HDR devem continuar a ditar o ritmo, seguindo a tendência natural de substituir os aparelhos 1080p. Nesta lógica, a expectativa é de que o preço dos dispositivos UHD caiam graças ao aumento no número de lançamentos.
Televisões em 8K também são esperadas. A LG já confirmou que vai apresentar um produto com 88 polegadas de painel OLED e 7.680 x 4.320 pixels de resolução. A TV traz a tecnologia ThinQ, que permite comandos de voz e integração com assistentes virtuais, como a Goo
A conexão ThunderBolt 3 deve estar em alta entre os monitores. A Samsung vai apresentar o CJ791, modelo já anunciado que traz 34 polegadas, resolução QHD, com 3440 x 1440 pixels, e painel QLed. Já a LG lançou o 32UK950, com display de 32’’, resolução 4K e HDR 600. O produto tem como destaque a tela Nano IPS, que promete uma melhor absorção da luz e ampliação do ângulo de visão.
Smartphone
A CES costuma não ter foco em smartphones, mas algumas marcas usam a grandiosidade do evento para mostrar uma prévia dos aparelhos que chegarão aos consumidores durante o ano. Em 2017, por exemplo, o LG K10, o Zenfone 3 Zoom e o Galaxy A5 apareceram na feira. Este ano, grandes fabricantes de celulares como a Nokia, BlackBerry, Sony e Huawei estarão presentes na feira, assim como outras empresas. A ausência mais sentida é da Xiaomi, que no ano passado fez uma grande conferência em Las Vegas.
Entre os aparelhos esperados para 2018 está o Xperia L2. Nos últimos dias, vazaram algumas imagens do aparelho, mostrando o design característico da marca japonesa, porém com uma curvatura na parte traseira.
Além disso, são esperados três grandes anúncios da Samsung. Alguns vazamentos recentes deram conta de que a fabricante apresentaria os Galaxy S9 e S9 Plus, os modelos premium para 2018, durante o evento. No entanto, vale lembrar que linha Galaxy S costuma chegar durante a MWC e que o lançamento no ano passado aconteceu somente em março. Outra novidade esperada é a atualização da linha Galaxy A, visto que a fabricante já anunciou o Galaxy A8 e o Galaxy A8 Plus.
O terceiro lançamento e mais improvável é o Galaxy X. O aparelho é cotado para trazer uma tela dobrável, um rumor de longa data que ganhou força nos últimos meses, graças à aparição de um aparelho com o codinome SM-G888N0 no site gigante sul-coreana. Na feira, também devem aparecer os primeiros smartphones premium com processador Snapdragon 845, anunciado pela Qualcomm no final de 2017.
Carros
Os carros têm ganhado cada vez mais espaço na CES. Este ano, inclusive, um modelo com design futurista estampa o site da feira. Grandes montadoras, como Toyota, Ford e BMW, têm presença confirmada no evento e diversos protótipos de modelos elétricos e autônomos são esperados.
Além disso, a Qualcomm e a Intel estão investindo pesado no desenvolvimento de tecnologia para carros autônomos. Como as duas fabricantes estarão na feira, é provável que surjam novidades a respeito de sistemas de navegação, conectividade e segurança para veículos sem motoristas.
Assistentes pessoais
2017 foi o ano das assistentes pessoais. Com a chegada do Google e da Apple ao mercado, o reinado do Amazon Echo pode estar com os dias contados. Diversas fabricantes devem apresentar suas caixinhas inteligentes com o Google Assistente e a Alexa.
A Samsung corre por fora. Apesar de não ter anunciado nada oficialmente, é possível que, em 2018, a empresa também apresente uma caixinha de som inteligente e essa é uma boa oportunidade para introduzir a novidade. O diferencial estaria na assistente da fabricante, que seria a Bixby.
Realidade virtual
Os headsets de realidade virtual não fizeram o sucesso esperado. No entanto, se engana quem pensa que a indústria desistiu da tecnologia. As empresas estão se movimentando para tornar os óculos mais atraentes, tornando-os mais autônomos, sem a necessidade de conectar a dispositivos externos.
A principal expectativa está no lançamento dos óculos VR da Lenovo para o Google Daydream. O rumor ficou mais quente após a FCC, o equivalente à Anatel nos Estados Unidos, homologar o produto. Ainda não há muitos detalhes, a única coisa que se sabe até agora é que ele deve funcionar de forma independente, pode ter Bluetooth 5.0 e uma bateria de 4.000 mAh.
Via The Verge, TechCrunch e TechRadar
Smart TV: qual devo comprar? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Call of Duty Warzone ganha modo Solos em atualização; veja como funciona
- Seis programas limpam o seu HD sem deixar vestígios; veja lista
- Stickers de Dia dos Pais 2019 para WhatsApp: veja como enviar figurinhas
- Barra de tarefas não oculta automaticamente? Saiba corrigir
- Como ocultar a localização no Google Fotos
- Dragon Ball Z de Budokai a FighterZ: veja a evolução gráfica dos jogos
- Projetor portátil em forma de lata de refrigerante promete cinema em casa
- Dez jogos de sucesso que completam 10 anos em 2021
- Como traduzir e realizar cálculos usando a Cortana no Windows 10
- CS:GO: MIBR anuncia canal na Twitch com transmissões exclusivas de jogos