O InSpectre é um aplicativo que analisa o status do seu computador e detecta se o PC está vulnerável às falhas Meltdown e Spectre. A ferramenta, criada por um especialista de segurança da Gibson Research, ocupa apenas 122 KB e pode ser baixada gratuitamente. Após o download, basta executar o programa, sem a necessidade de instalação.
Assim, ele analisa as condições do seu computador para que você descubra se o PC já dispõe das atualizações liberadas por Intel, AMD e Microsoft que reduzem os efeitos das duas brechas. A parte negativa do InSpectre é o idioma, já que não há versão em português. Abaixo, você descobre como usar a ferramenta e interpretar seus resultados para saber o que fazer para proteger seu computador.
Passo 1. Baixe o InSpectre no TechTudo Downloads. Você será redirecionado ao site oficial do aplicativo. Lá, clique no botão "Download now".
Passo 2. Agora, abra o InSpectre. As primeiras informações exibidas são um resumo do status do computador diante das vulnerabilidades. No caso do PC usado no teste, o InSpectre acusa que a máquina está suscetível às duas falhas.
Passo 3. Deslize o texto até encontrar o item “This system’s present situation:”. Nessa área, o InSpectre detalha o nível de exposição do sistema ao Meltdown e ao Spectre. No nosso caso, observe que o programa avisa que a versão do Windows não está atualizada com as correções contra os dois bugs. Uma dica é que o texto em vermelho chama a atenção para problemas no PC.
Passo 4. O texto na cor verde informa se as correções já estão em atividade. No caso do computador do teste, o aplicativo detectou que o processador já tinha recebido as atualizações de segurança da Intel, que ajudam a mitigar as brechas Meltdown e Spectre.
Outras informações
Na sequência, o programa detalha o perfil do processador. No nosso exemplo, o aplicativo detectou que o chip é um dos mais recentes da Intel, capaz de oferecer boa proteção e poucas perdas de performance. Além disso, o InSpectre informa a respeito do nível de segurança do sistema diante das falhas, incluindo uma checagem que analisa se as proteções não foram bloqueadas no registro do Windows.
E agora? Onde buscar soluções?
Em linhas gerais, o diagnóstico do InSpectre oferece duas direções: as atualizações do sistema operacional e os updates de segurança do microcode, que roda no interior do processador. Se o problema for no sistema operacional, a melhor forma de se proteger é buscando os updates mais recentes liberados pela Microsoft. Depois de atualizar a máquina, abra novamente o InSpectre para checar o resultado.
Já se o diagnóstico tiver relação com a necessidade de atualização do processador, o cenário é diferente. É possível que o update da Microsoft para seu computador promova a correção por conta própria. Se isso não acontecer, a solução será procurar atualizações liberadas pela própria fabricante do chip (Intel ou AMD) . Você também pode ir atrás de atualizações de BIOS para a sua máquina junto à companhia responsável pelo PC ou placa-mãe que você utiliza.
Qual processador e placa de vídeo devo usar? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Smart TV na Black Friday: qual a diferença entre LED, OLED e QLED?
- Conheça seis robôs com formatos curiosos e funções inusitadas
- Xperia XZ Premium ganha suporte a vídeos da Netflix com HDR
- Legends of Runeterra (LoR): veja cinco dicas para melhorar no card game
- Celulares pendurados em árvores geram intriga e expõem fraude online
- Dragon Ball Xenoverse: testamos o novo game baseado no famoso anime
- Netflix já tem data para começar oferecer vídeos offline, diz site
- Vale a pena investir em um computador all in one? Veja prós e contras
- Aparelho promete acesso a sites bloqueados por região e mais segurança online
- Como resolver todos os problemas do Windows Update