Instalar aplicativos no celular Android é uma das primeiras tarefas para usuários que acabaram de comprar um smartphone. Nessas horas, o mais seguro é recorrer à loja de apps oficial do Google, a Play Store. Entre os softwares mais populares por lá estão o WhatsApp, Facebook e Instagram. Ao todo, a plataforma disponibiliza mais de 100 milhões de apps com as mais diversas finalidades.
Apesar de ser um recurso nativo, o passo a passo para baixar e instalar apps pode trazer dificuldades para os usuários que não estão muito familiarizados com o Android. Segundo a Samsung, a dúvida “como instalar aplicativos” está entre as mais frequentes entres aqueles que compram um celular da companhia. Para ajudá-lo nessa questão, preparamos o tutorial abaixo. Além do procedimento padrão pela Google Play Store (Android), o TechTudo ensina como fazer a instalação de apps via Galaxy Apps (Samsung) e APK.
Como instalar aplicativo pela Google Play Store (Android)
Passo 1. No celular com Android, abra a Google Play Store. Navegue pela loja até encontrar um app que você pretende baixar. Você pode usar a caixa de pesquisa para procurar um programa específico.
Passo 2. Ao encontrar o aplicativo que deseja baixar, toque sobre ele e selecione a opção "Instalar". Quando o download for concluído, o aplicativo estará disponível para uso no seu smartphone.
Como instalar aplicativo pelo Galaxy Apps (Samsung)
Passo 1. Abra o app Galaxy Apps no seu celular da Samsung e, dentro da loja, procure pelo aplicativo que você pretende baixar.
Passo 2. Ao encontrar o aplicativo, clique em "Instalar" para fazer o download e finalizar o procedimeto.
Como instalar aplicativo via APK
Antes de começar, é importante ressaltar que o processo de instação de um arquivo APK pode oferecer risco ao seu telefone. Ao fornecer permissões para apps de terceiros, o celular fica aberto a programas não verificados que podem conter funcionamento malicioso. Para evitar problemas, procure sempre fazer o download a partir de sites confiáveis e certifique-se de que há um antivírus instalado no seu smartphone.
Passo 1. Pesquise por "nome do app + APK" na internet. Ao encontrar um site confiável, abra-o e toque em "Download".
Passo 2. Uma mensagem do sistema irá informar que o arquivo pode danificar seu dispositivo. Caso queira prosseguir mesmo assim, confirme a ação tocando em "OK". Ao término da transferência, acesse a pasta "Downloads".
Passo 3. Toque no arquivo APK. Por padrão, os celulares já vêm de fábrica com bloqueio para a instalação de apps de terceiros. Para permiti-las, vá nas "Configurações" do telefone.
Passo 4. Desative a chave ao lado de "Fontes desconhecidas" para que o aplicativo possa ser instalado.
Passo 5. Volte para a pasta de "Downloads" e selecione novamente o app. Toque em "Instalar" para continuar.
Passo 6. Quando a instalação for concluída, o aplicativo ficará disponível para uso no menu de apps do seu celular.
Lembre de desativar a permissão de instalação de apps terceiros
Passo 1. Após a instalação de um APK, é recomendável desativar novamente a permissão de instalação de apps de terceiros. Para isso, abra as configurações do Android e toque em "Segurança".
Passo 2. Ative novamente a chave ao lado de "Fontes desconhecidas" para que apps de terceiros não possam ser instalados no seu aparelho.
O que significa download pendente na Google Play Store? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Lista de Resident Evil 4 traz momentos mais marcantes e 'bizarros'
- Sexta-Feira 13 e Ninja Gaiden são jogos grátis da Xbox Live em outubro
- Como incorporar um v?deo do Facebook por embed em outro site
- Como melhorar armas e equipamentos em Assassin’s Creed Syndicate
- LoL: jogadores da KaBuM falam sobre Cloud9 e desafios no Mundial 2018
- Windows 10 ir? usar menos espa?o de armazenamento no PC e no celular
- iPhone recebe iOS 10.2 com mais de 100 emojis novos; saiba atualizar
- AnimEVO terá seis jogos transmitidos pelo streaming da EVO 2018
- Microsoft apresenta Windows 10 Creators Update, Surface Book e Studio
- PlayStation 5 (PS5): atualizações podem otimizar temperatura do console