O teclado Gboard, do Google, ganhou uma função que permite digitar textos no celular escrevendo à mão. A partir da última versão disponibilizada para Android na Google Play Store, o app aceita um método de inserção de texto baseado em desenhos. À medida que o usuário escreve com os dedos ou uma caneta eletrônica, o teclado transcreve o rabisco em texto convencional e permite enviar para qualquer lugar, como em conversas do WhatsApp.
O recurso, no entanto, fica escondido nas configurações do teclado. A seguir, veja o passo a passo para ativar a escrita à mão do Gboard e usá-la no smartphone.
Gboard tem recurso de escrita à mão (Foto: Ana Marques/TechTudo)
Passo 1. Abra o teclado Gboard em qualquer campo de texto e toque no símbolo do Google para expandir o menu. Depois, toque no ícone de três pontos para ver mais opções.
Acesse o painel de opções do Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Toque na engrenagem para acessar as configurações do aplicativo. Em seguida, vá até a opção “Idiomas”.
Acesse as configurações de idioma do Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Toque em “Adicionar teclado” e selecione “Português (Brasil)” no topo da tela.
Adicione um novo teclado em português brasileiro (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. Escolha a opção “Escrita à mão” na parte superior e toque em “Adicionar”. Você verá a nova opção de teclado junto ao tradicional layout QWERTY.
Habilite o modo de escrita à mão no Gboard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 5. Volte para a exibição do teclado e veja que há um novo ícone ao lado da tecla de espaço. Esse é o atalho para alternar entre os layouts de teclado. Toque no botão para remover as teclas e acessar o painel de escrita à mão.
Transforme o teclado em um painel de escrita à mão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 6. Desenhe com o dedo ou uma caneta eletrônica na tela para escrever. O Gboard se encarrega de transcrever para texto comum. Depois, é só enviar normalmente.
Gboard reconhece desenho e transforma em texto para enviar em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)