As assistentes virtuais dos celulares permitem que usuários digitem textos sem usar o teclado virtual. O recurso de ditado, presente no teclado nativo do iPhone (iOS) e no aplicativo Gboard para Android, é ideal para pessoas que possuem problemas para usar a tela sensível ao toque, ou que estão com as mãos ocupadas enquanto escrevem um texto no celular.
Quando ativado, o modo ditado usa o microfone do smartphone para captar a voz do usuário e gerar textos automaticamente. Na maioria das vezes o resultado é satisfatório. No entanto, pontuações não são reproduzidas, o que pode gerar ruído no entendimento da mensagem. Aprenda a usar o recurso neste tutorial.
Tutorial mostra como usar o modo ditado para escrever textos sem digitar na tela de smartphones. (Foto: Marvin Costa/TechTudo)
Ação para ativar o ditado do iPhone para usar em mensagens do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Passo 2. Dite a mensagem para que o sistema crie a frase a partir de sua fala. Quando terminar, toque no ícone de seta do mensageiro.
Ação para ditar mensagens para enviar no WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Celular Android + teclado Gboard
Toque em um campo de texto para ativar o Gboard. Em seguida, toque no ícone de microfone e dite a mensagem. Por fim, pressione a seta para enviar.
Ação para ditar uma mensagem no WhatsApp usando o Gboard para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Exemplos para usar o ditado no celular
Você também usar o ditado nas redes sociais, inclusive no Facebook. Para isso, seja no iPhone ou no Android, basta seguir as dicas acima para compor seu comentário, criar um post ou usar a busca dentro da plataforma.
Opção para comentar no Facebook usando a opção de ditado do celular (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Navegadores web
Caso precise, use também a ferramenta para compor a URL de um site que deseja visitar pelo celular. Nos dois sistemas, basta tocar no campo de busca para que o teclado apareça. A partir daí, siga as dicas anteriores para usar o modo ditado.
Ditado usado para compor a URL de um site no celular (Foto: Reprodução/Marvin Costa)