O Core i3 8130U é o novo processador da linha i3 de oitava geração para notebooks finos e dispositivos 2 em 1, que foi anunciado pela Intel nesta segunda-feira (19). Dotado de dois núcleos de processamento, seu destaque em relação aos antecessores é contar com o Turbo Boost – tecnologia que estava presente apenas em componentes mais caros das linhas i5 e i7.

Com o recurso, o i3 8130U pode funcionar em velocidades na faixa dos 2.2 a 3.4 GHz. Segundo a Intel, o lançamento é o i3 mais rápido do portfólio da fabricante para notebooks e computadores 2 em 1.

Novo processador expande a linha de modelos de oitava geração para notebooks (Foto: Divulgação/Intel)

Outra característica que chama a atenção é a presença do Hyper Threading. O recurso faz com que o 8130U se comporte como um processador quad-core em determinadas situações. Com isso, ele promete elevar a performance da CPU e deve garantir desempenho superior em aplicações que se beneficiam da funcionalidade.

Em relação ao suporte à memória, o i3 8130U reconhece DDR3 de 2.133 MHz, ou DDR4 até 2.400 MHz. Como o padrão DDR3 tem caído em desuso, deve ser mais comum encontrar o processador em notebooks equipados com memórias DDR4, que são mais rápidas e economizam mais energia. O i3 ainda conta com 4 MB de memória cache em nível L3, usada para guardar informações recorrentes sobre o que a CPU processa.

A placa de vídeo integrada é uma Intel UHD Graphics 620. É importante citar que ela não é uma GPU destinada para jogos e

... , por isso, pode decepcionar usuários que são mais exigentes no quesito gamer.

Em termos de comparação, é interessante colocar o i3 8130U e o Core i7 6550U lado a lado. O processador i7 de sexta geração, que foi anunciado em 2015, possui a mesma quantidade de núcleos, recursos e velocidade do i3. A diferença é que, na época de lançamento, o i7 era o top de linha da marca para notebooks.

De acordo com a Intel, os primeiros notebooks e conversíveis 2 em 1 equipados com o Core i3 8130U devem ser anunciados em breve pelos fabricantes.

Falha nos processadores: como corrigir? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo