O lançamento do Galaxy S9 ocorre neste domingo (25), com direito a novidades principalmente na câmera e no áudio do celular, que agora roda Android 8 (Oreo). O smartphone em tamanho regular tem tela de 5,8 polegadas, enquanto o Galaxy S9 Plus oferece 6,2 polegadas para acessar redes sociais e ver vídeos na internet. O principal destaque é a câmera com abertura dupla. Por ora, o preço segue sendo um mistério. O produto chega aos Estados Unidos em 16 de março.
O gerente da divisão de dispositivos móveis, Renato Citrini, antecipou ao TechTudo que o áudio turbinado é uma das principais apostas da Samsung para a geração 2018 dos smartphones. Para tanto, os engenheiros sul-coreanos adicionaram Bluetooth 5.0. Além disso, a fabricante voltará a usar processador da Qualcomm no modelo vendido que será vendido no Brasil.
Segundo Citrini, o BT 5.0 aumenta a distância que o telefone pode ficar do fone de ouvido wireless. Ela pode ser de até 40 metros, enquanto o BT 4.0 normalmente fica na casa dos 15 metros. Também há incremento na velocidade de transmissão dos dados.
O processador Snapdragon 845, criado pela Qualcomm, estará presente no Galaxy S9 que será vendido no Brasil. Depois de anos investindo nos chips Exynos, de fabricação própria, a companhia volta a usar um processador de grife no mercado nacional. A geração mais recente do Snapdragon tem 8 núcleos e conta com um modem que acessa internet em redes mais velozes, como o 4G Plus, e em tese pode bater 1,2 Gb/s – embora não exista nenhuma operadora de telefonia com tal capacidade.
A câmera do S9 foi “reimaginada”, conforme a Samsung gosta de reforçar em todo o material de comunicação. Ela permanece fazendo fotografias com 12 megapixels, mas dessa vez a abertura é variável: vai de f/2.4 a f/1.5. Na prática, isso significa que o usuário conta com uma tecnologia frequentemente encontrada em câmeras profissionais capazes de se adaptar melhor às condições de luminosidade. Há aumento de 30% na captação de luz se comparado com o Galaxy S8, do ano passado.
A edição Plus repete o dual camera visto pela primeira vez no Galaxy Note 8, quando consideramos somente produtos da Samsung. A grande angular consegue enquadrar uma parcela maior da paisagem ou um número maior de pessoas, enquanto a teleobjetiva segue o padrão normal de lente. Ela tem f/2.4.
Diversos recursos aumentam as possibilidades do que é possível fazer com a câmera. O modo slow-motion, por exemplo, consegue capturar 960 quadros por segundo. O telefone converte as imagens em GIFs, para que o usuário envie o resultado final para os amigos. A diretora de marketing para dispositivos móveis, Loredana Sarcinella, destacou que a câmera lenta dá maior dramaticidade para vídeos perfeitos de compartilhar no Instagram Stories e ferramentas similares.
O AR Emoji transforma o rosto do usuário em uma imagem em três dimensões. Depois disso, o boneco virtual faz diversas poses que também são convertidas em divertidos emojis, para transmitir em aplicativos de chat, como WhatsApp e Facebook Messenger. A ferramenta que vem instalada de fábrica lembra o aplicativo Bitmoji, tão popular no Brasil.
A câmera frontal do Galaxy S9 produz imagens em 8 megapixels.
A Samsung manteve a saída de áudio de 3,5 milímetros (P2) na parte de baixo do telefone. Ainda no campo do som, implementou áudio estéreo, com promessa de produzir uma experiência mais imersiva. A lógica segue o visto em celulares recentes da Apple e da Sony. Citrini ressaltou que a companhia usa tecnologia fornecida da Dolby para aprimorar músicas e filmes.
A ficha técnica traz uma série de características comuns aos carros-chefes, como a resistência a água e poeira; bateria com 3.000 e 3.500 mAh, respectivamente no S9 e S9 Plus; armazenamento em opções de 64 GB, 128 GB e 256 GB; tela com resolução Quad HD+. A principal diferença está na memória RAM, de 4 GB no modelo regular e de 6 GB na edição Plus. Confira todas as especificações ao fim do artigo. O sistema é Android 8 (Oreo).
O início das vendas é um mistério. No ano passado, a Samsung Brasil levou o produto para o país apenas três semanas depois do lançamento nos Estados Unidos. O preço do Galaxy S9 no mercado nacional também é uma incógnita. A geração 2017 foi vendida por valores entre R$ 4.000 e R$ 4.400, a depender dos ajustes.
São quatro opções de cores: preto, cinza (parece prata), azul e rosa (chamado comercialmente de “ultravioleta”). O dourado ficou de fora. Não se sabe quais acabamentos vão desembarcar no Brasil.
O jornalista viajou para a Espanha a convite da Samsung Brasil
Ficha técnica do Samsung Galaxy S9
- Tamanho da tela: 5,8 polegadas
- Resolução da tela: QuadHD+ (2960 × 1440 pixels)
- Painel da tela: Super AMOLED
- Câmera principal: 12 MP e abertura variável (f/1.5-2.4)
- Câmera frontal (selfie): 8 MP e f/1.7
- Sistema: Android 8 Oreo
- Processador: Qualcomm Snapdragon 845 (8 núcleos)
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento (memória interna): 64 GB, 128 GB ou 256 GB
- Cartão microSD: compatível
- Capacidade da bateria: 3.000 mAh
- Dual SIM: sim (comercialmente chamado de Samsung Duos)
- Telefonia: LTE de até 1,2 Gb/s
- Peso: 163 gramas
- Cores: preto, azul, cinza (lembra prata) e rosa (oficialmente chamado de “ultravioleta”)
- Data de lançamento mundial: 25.02.2018
- Início das vendas nos EUA: 16.03.2018
- Preço nos EUA: indefinido
- Início das vendas no Brasil: indefinido
- Preço no Brasil: indefinido
Ficha técnica do Samsung Galaxy S9 Plus
- Tamanho da tela: 6,2 polegadas
- Resolução da tela: QuadHD+ (2960 × 1440 pixels)
- Painel da tela: Super AMOLED
- Câmera principal (dual): grande angular de 12 MP e abertura variável (f/1.5-2.4); teleobjetiva de 12 MP e f/2.4
- Câmera frontal (selfie): 8 MP e f/1.7
- Sistema: Android 8 Oreo
- Processador: Qualcomm Snapdragon 845 (8 núcleos)
- Memória RAM: 6 GB
- Armazenamento (memória interna): 64 GB, 128 GB ou 256 GB
- Cartão microSD: compatível
- Capacidade da bateria: 3.500 mAh
- Dual SIM: sim (comercialmente chamado de Samsung Duos)
- Telefonia: LTE de até 1,2 Gb/s
- Peso: 189 gramas
- Cores: preto, azul, cinza (lembra prata) e rosa (oficialmente chamado de “ultravioleta”)
- Data de lançamento mundial: 25.02.2018
- Início das vendas nos EUA: 16.03.2018
- Preço nos EUA: indefinido
- Início das vendas no Brasil: indefinido
- Preço no Brasil: indefinido
Celular à prova d'água e quedas: qual comprar? Opine no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como usar o Microsoft Teams no celular
- Como configurar o modo Não Perturbe no Galaxy A7
- Como tirar fotos perfeitas no iPhone sem usar apps
- Samsung Odyssey é um bom notebook gamer? Veja análise da ficha técnica
- The Last of Us: veja 10 curiosidades sobre o game
- Zuckerberg testa protótipo de luvas para realidade virtual no Oculus Rift
- Apple Watch pode ganhar compartilhamento de arquivos via aperto de m
- Como apagar vídeo no Kwai
- MSN Messenger vs Facebook: ferramenta de chamar atenção continua na memória
- Como bloquear propagandas no iPhone com Focus, app da Mozilla