Dandara é um jogo importante não só para quem é fã de games de plataforma, mas também para o público brasileiro. Ele pega uma figura histórica do nosso país, ainda que negligenciada, e coloca em um mundo de fantasia com inspirações reais. Dandara, que é conhecida por ter lutado ao lado de seu companheiro, Zumbi dos Palmares, vira super-heroína nesta aventura que está disponível em todas as plataformas atuais: PS4, Xbox One, Switch, Android, iOS e computadores, via Steam. Saiba se é uma obra digna de sua atenção e os detalhes sobre sua história e jogabilidade:
A Lenda do Herói é um novo jogo brasileiro que mistura RPG e música
Seus feitos não serão esquecidos
Dandara é um jogo bem tímido com sua história, mas é proposital. Ele usa a narrativa de descoberta, e vai te contando mais sobre este mundo onde a aventura se desenrola conforme você avança pelas cenas e desafios. As primeiras telas nos apresentam à personagem-título, que está adormecida, no espaço, mas que desperta quando é necessária para salvar seu povo.
A partir de quando Dandara acorda, o game já começa sem mais pausas e sem explicar o que ocorre ao seu redor – ao menos de início. O que temos é um jogo que se narra por meio de pequenas legendas, no canto da tela, explicando e contextualizando o que está em sua volta, além da interação com outros personagens, que aparecem pelo caminho.
A técnica de contar histórias desta forma é interessante e combina com a premissa de Dandara neste sentido. Em diversos momentos o jogo cita que “as ações de Dandara não serão esquecidas”, justamente em relação a tudo que o jogador faz, durante as fases, e vai salvando seu progresso conforme avança.
Além dos personagens encontrados, e que também trocam ideia com a protagonista, os cenários narram fatos por si só, com nomes relacionados ao passado de Dandara e com frases bem curtas. Cabe muito da interpretação do jogador saber o que está ocorrendo na tela e encaixar as informações de forma que faça sentido.
Pulos, tiros e ação
A jogabilidade de Dandara é baseada em saltos. A protagonista não anda normalmente, o que é bem estranho de início. Não há uma justificativa muito exata para este tipo de movimentação, mas ela até que combina bem com os cenários, que envolvem elementos no chão e no teto, sejam inimigos ou pontos interativos.
Funciona da seguinte forma: o jogador precisa mirar para onde Dandara irá em seguida e pressionar o botão de pulo para que o transporte ocorra. Reforçando: a personagem não anda, se movimenta apenas com base nestes saltos, e eles até que funcionam bem, dão um ritmo interessante à ação do jogo e, bem, de certa forma é diferente do que está sendo feito por aí em termos de plataforma, então ponto para a criatividade!
Entenda que Dandara é mais um representante do “Gênero Metroidvania”. Mas o que é isso? É um tipo de jogo que tem inspirações nos clássicos Castlevania, da Konami, e Super Metroid, da Nintendo, em que o jogador deveria explorar o mapa e liberar passagens, conforme evolui seu personagem. Com o tempo, é preciso voltar a um ponto onde já passou, e assim criar um senso de grande evolução em um mapa contido.
Dandara não é apenas um Metroidvania, ele é também um ótimo representante deste gênero. Só o fato de a movimentação ser diferenciada já te faz ter uma atenção especial ao título. Além disso, os combates são diretos, mas únicos. Dandara tem o poder de atirar raios das mãos, como se fosse um tiro de energia carregado, e assim lida com os inimigos. Cabe ao jogador administrar os saltos e os ataques, para que não leve dano e nem perca a movimentação.
No fim, a jogabilidade de Dandara se resume a saber o momento certo para se movimentar. Ele é punitivo para quem não leva a sério o timing exato, e isso pode ser frustrante. Na verdade, a frustração é acompanhada
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Chrome avisa sobre sites infectados por malware antes de carreg?-los
- Nova câmera profissional da Nokia foca em Realidade Virtual por 60 mil dólares
- Lista traz códigos, cheats e macetes para jogar Red Dead Redemption
- Zenfone Deluxe Special Edition tem 256 GB e câmera de 13 MP
- Overwatch Contenders Season 2: veja times e calendário da South America
- 10 coisas que a Google Assistente faz que poucos usuários sabem
- Resident Evil 2 Remake terá retorno de Tofu e jacaré gigante
- Como bloquear chamadas no WhatsApp
- Horário de verão? Como usar hora manual no Android e corrigir erro
- Nimo TV: como fazer download no PC e fazer livestream