O ARCore é o mais novo recurso de realidade aumentada para Android apresentado pelo Google. Com menos de um mês desde seu anúncio, feito em fevereiro de 2018, aplicativos com suporte à tecnologia já chegaram à Play Store. Além do Just a Line, app do próprio Google que permite desenhar linhas no ar, a loja conta com games, apps de decoração e até e-commerce compatíveis com a novidade.
A proposta da plataforma é justamente facilitar que desenvolvedores criem e publiquem apps com realidade aumentada na Play Store. O sistema funciona apenas em alguns modelos de celular, mas a gigante de buscas já adiantou que está trabalhando para ampliar o suporte a mais smartphones. Entenda, a seguir, como funciona o ARCore.
O que é o ARCore?
O ARCore é uma plataforma para que desenvolvedores criem aplicativos de realidade aumentada no Android. Ele funciona rastreando a posição do smartphone enquanto ele se move e construindo sua própria compreensão do mundo real.
Para isso, o sistema usa três tecnologias-chave responsáveis por integrar o conteúdo virtual ao mundo real: rastreamento de movimento, compreensão ambiental e estimativa de luz. Abaixo, explicamos em detalhe como cada uma delas opera.
Rastreamento de movimento
A tecnologia de rastreamento de movimento usa a câmera do telefone para identificar pontos visualmente interessantes na cena, chamados pelo Google de feature points. O sistema, ent
Essa combinação permite ao ARCore determinar a posição e a orientação do celular conforme ele se move pelo espaço. Alinhando a pose da câmera virtual que renderiza o conteúdo 3D à pose da câmera real do dispositivo fornecida pela plataforma do Google, os desenvolvedores podem renderizar o conteúdo virtual a partir da perspectiva correta. É assim que a imagem virtual pode ser sobreposta à obtida pela câmera de maneira a parecer que faz parte do mundo real.
Compreensão ambiental
A compreensão ambiental é o que permite ao ARCore identificar superfícies planas. A tecnologia consegue fazer isso procurando aglomerados de pontos-chave (os feature points) que parecem estar em um horizonte comum, como o chão ou uma mesa.
O sistema detecta o tamanho e a localização de superfícies, disponibilizando os dados para o aplicativo, que pode então inserir objetos virtuais nos planos. No entanto, como a compreensão ambiental usa os pontos-chave, as superfícies sem textura – como uma mesa branca em frente à parede branca – podem não ser detectadas corretamente.
Estimativa de luz
Usando a câmera do smartphone, o ARCore capta as informações de iluminação do ambiente e as repassa ao aplicativo. Assim, o app de realidade aumentada pode iluminar os objetos virtuais de acordo com a cena, aumentando o nível de realismo.
Outras tecnologias
Há ainda outras tecnologias empregadas pelo ARCore para entender o mundo ao redor. O sistema de "Interação do usuário", por exemplo, pega as coordenadas x, y do toque na tela e projeta um raio na visão da câmera a partir dessa ponto, retornando todos os planos ou feature points dentro desse raio.
É isso que permite ao usuário interagir com os objetos virtuais na realidade aumentada. Já os chamados "pontos orientados" são os responsáveis por inserir objetos virtuais em superfícies não horizontais.
Celulares compatíveis
O Google divulgou a lista oficial de celulares atualmente compatíveis com o ARCore. A empresa também afirmou que está realizando parcerias com fabricantes como Samsung, Huawei, LG, Motorola, ASUS, Xiaomi, HMD/Nokia, ZTE e Sony Mobile para habilitar o recurso nos próximos smartphones lançados este ano.
- Asus Zenfone AR (ASUS_A002, JP_ASUS_A002, VZW_ASUS_A002A)
- LG V30 com Android 8.0 ou superior (L-01K, L-02K, LG-H930, LG-H930DS, LG-H931, LG-H932, LG-H933, LG-VS996)
- LG V30+ com Android 8.0 ou superior (LG-LS998U, LG-US998)
- Google Pixel
- Google Pixel XL
- Google Pixel 2
- Google Pixel 2 XL
- OnePlus 5 (ONEPLUS A5000)
- Samsung Galaxy Note 8 (SM-N9508, SM-N950F, SM-N950N, SM-N950U, SM-N950W, SM-SC01K, SM-SCV37)
- Samsung Galaxy S8 Plus (SM-G955F, SM-G955N, SM-G955U, SM-G955W, SM-SC03J, SM-SCV35)
- Samsung Galaxy S8 (SM-G950U, SM-G950N, SM-G950F, SM-G950W, SM-G9508, SM-SCV36, SM-SC02J)
- Samsung Galaxy S7 (SM-G930A, SM-G930F, SM-G930K, SM-G930L, SM-G930P, SM-G930R, SM-G930S, SM-G930T, SM-G930U, SM-G930V, SM-G930W)
- Samsung Galaxy S7 Edge (SM-G935A, SM-G935F, SM-G935K, SM-G935L, SM-G935P, SM-G935R, M-G935S, SM-G935T, SM-G935U, SM-G935V, SM-G935W, SM-SCV33, SM-SC02H)
Com informações Google
Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- iPhone 11 Pro Max de Natal, feito com ouro e diamante, custa R$ 580 mil
- Como reinstalar o Spotify no computador? Resolva os erros do streaming
- Como jogar Magic: The Gathering Arena online
- Call Of Duty: Black Ops 4 é anunciado para PS4, Xbox One e PC
- Televisores 4K da Sony recebem suporte a HDR e 'cores mais vivas'
- iPhone grátis: Apple toma medidas contra site que oferece celular de brinde
- Firefox no iOS: Mozilla planeja levar app do navegador para smarts Apple
- Online Free Editor: como usar o site para editar fotos de graça
- Como iniciar corrida no 99 com motorista específico de dentro do carro
- Minecraft ganha novo pacote de skins e texturas com tema natalino