O Brasil é gigante, assim como o cenário de Street Fighter em terras tupiniquins. O país, em toda a sua majestosa proporção continental, só não é maior do que a miríade de histórias de jogadores, espalhados pelas ruas do território.
“A Luta das Ruas” vai contar uma pequena parte da trajetória desses lutadores. Um passeio pelo Brasil, conhecendo as lutas de cada um dos brasileiros que escreveram suas vidas através da paixão por Street Fighter.
Keoma, o maior jogador de Street Fighter do Brasil
A viagem começa Sul do país, em Gravataí, com Keoma Mousatsos Pacheco. “Consistência” talvez seja a palavra ideal para definir Keoma. O jogador competiu nas mais diversas iterações da franquia Street Fighter, desde Super Street Fighter IV até o mais recente Street Fighter V: Arcade Edition. E em todas elas, suas performances de alto nível chamam atenção: no Treta Championship 2017, o gaúcho bateu a marca de sete anos sem sair do Top 8 em torneios presenciais no país.
Keoma, junto com Eric “Chuchu” Moreira, foi um dos primeiros jogadores brasileiros a alcançar maior prestígio internacional, competindo não apenas na Capcom Cup, mas também em outros grandes torneios como Red Bull Kumite, EVO, Never Give Up, Hadocon e DreamHack. E mesmo depois de tanto tempo no topo, Keoma é sóbrio com relação à sua posição de referência.
“Acredito que no mínimo tenha dado algo no qual as pessoas poderiam acreditar: que chegar longe é possível quando a vontade é verdadeira”, disse o jogador, em entrevista exclusiva ao TechTudo.
Além disso, Keoma foi responsável pela maior conquista do país na história competitiva de Street Fighter. Em 2015, ele disputou a Capcom Cup e alcançou o Top 8 com seu clássico Abel, se consolidando como o melhor Abel do mundo em Ultra Street Fighter IV. E o jogador é cirúrgico ao falar sobre seu impacto no cenário brasileiro após o torneio.
“Minha meta após a Capcom Cup foi inspirar outros jogadores”, conta Keoma. “Minha história nunca foi simplesmente minha ou envolveu apenas a mim. É bem seguro que cheguei onde cheguei graças às pessoas que tive pra treinar e a todos que contribuíram para que eu estivesse lá de tantas maneiras diferentes”.
Com dados tão expressivos, não é de se espantar que Street Fighter e os jogos de luta em geral tenham um enorme impacto na vida de Keoma.
“Todo o processo que envolve jogar um jogo de luta - e a paixão e dedicação que o envolve - me tornou quem eu sou hoje, me trouxe as pessoas que tenho hoje, me levou a lugares que nunca imaginei conhecer e me fez conhecer um pouco de tudo e muito de mim. Fighting games para mim são uma ponte, um meio de comunicação comigo mesmo e com as pessoas ao meu redor, que me permite ter um diálogo com a sua personalidade.”
Mas os problemas existem, e o jogador do Rio Grande do Sul consegue ver as dificuldades que a cena regional enfrenta no momento. “O cenário gaúcho não me parece movimentado como antes”, aponta.
”Talvez por prioridades na vida comum de cada um ou simplesmente falta de interesse no gênero vindo de diversos players. A maioria dos top players locais parecem centralizados na região metropolitana de Porto Alegre.”
Keoma ainda destaca que o nível geral da região é relativamente baixo, e que a soma entre a falta de eventos e a aparente falta de imersão no jogo faz com que grande parte do seu treino seja sozinho ou puramente online - o que passa a ser um problema por si só. Mas finaliza de maneira promissora.
“Atualmente existem algumas pessoas dispostas a mudar essa realidade, seja trazendo players novos ou tentando resgatar o interesse dos antigos. Quem sabe possa trazer boas notícias em um futuro próximo”, frisou o atleta.
O rejuvenescimento do cenário nas mãos de Andrei “Darkside” Nobre
E quando se fala em players novos, não há como não destacar Andrei “Darkside” Nobre. Indo para Canoas, encontramos um dos maiores prodígios
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Risk of Rain 2: guia para baixar e como jogar o game indie
- iPhone 5S ou iPhone 5C: qual celular antigo da Apple vale a pena comprar?
- Como comprar jogos no Steam e pagar com Bitcoin
- Melhores animes da Netflix em 2020: como encontrar para assistir
- Intelbras lança nova TV Box com assistente de voz no Brasil; veja preço
- Uber fora do ar? Usuários relatam erro e app não mostra preço
- Como jogar as partidas ranqueadas dos torneios online de PES 2017
- League of Legends (LoL): como ver e melhorar estatísticas com o LOLSumo
- Galaxy J4 x Galaxy J4 Core: saiba o que muda entre celulares Samsung
- Free Fire: conheça os nomes do Brasil no Streamers Showdown, torneio 4x4