O WhatsApp começou a liberar a ferramenta solicitação de dados da conta. Lançada sob pressão da nova lei de proteção de dados na União Europeia, a função permite ao usuário saber quais informações pessoais o aplicativo tem armazenadas em seus servidores. O recurso chega primeiro à versão beta 2.18.128 do mensageiro para Android.
No tutorial abaixo, veja como solicitar o relatório do WhatsApp com os dados da sua conta, e tenha mais controle sobre sua privacidade. As versões estáveis do mensageiro, tanto para o sistema do Google quanto para iPhone (iOS), deverão receber a ferramenta dentro das próximas semanas.
WhatsApp começa a liberar ferramenta para solicitar dados (Foto: Raquel Freire/TechTudo)
Caminho para configurações do WhatsApp Beta (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Passo 2. Toque em "Conta". Depois, selecione "Solicitar dados da conta".
Indicação para ferramenta de solicitar dados da conta do WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Passo 3. Dê um toque simples sobre o botão "Solicitar relatório". O WhatsApp indicará o tempo em que o documento com seus dados ficará pronto, o que poderá demorar até três dias.
Solicitação de dados daconta do WhatsApp enviada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Passo 4. Quando o relatório estiver concluído, o mensageiro enviará uma notificação. Toque nela para abrir a tela de "Solicitar dados da conta" e, sem seguida, vá em "Baixar relatório". Aguarde alguns segundos até que o download seja concluído. Toque em "Exportar relatório".
Relatório com dados da conta do WhatsApp pronto para ser baixado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Passo 5. Na caixa de confirmação que será aberta, aperte "Exportar". Escolha o serviço pelo qual você deseja enviar o relatório de dados – neste exemplo, o Gmail – e complete a operação no aplicativo de destino. O arquivo é enviado com formato ".zip".
Arquivo ZIP com informações da conta do WhatsApp exportada no Gmail (Foto: Reprodução/Raquel Freire)