Desativar softwares que iniciam com o Windows 7 por meio do controle dos programas de inicialização é uma tarefa que pode evitar lentidão. O sistema, que segue popular mesmo após várias atualizações do Windows 10, permite selecionar quais aplicativos são ligados junto com o computador.
Em regra, quanto mais apps iniciados no boot, mais tempo o PC demora para ficar disponível para uso. Veja no tutorial como remover itens da lista de abertura automática do Windows 7.
Acesse o menu de inicialização de programas do Windows 7 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Desmarque os itens que aparecem na tela para impedir sua inicialização junto com o Windows. A recomendação é desabilitar todos os programas que não são essenciais para o funcionamento do computador. Apps fabricados por Intel ou AMD, drivers do seu trackpad e softwares antivírus devem ser mantidos ligados. Por fim, clique em “Ok”;
Desative programas da lista de inicialização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. O Windows 7 só irá aplicar a mudança na próxima inicialização do sistema. Clique em “Reiniciar” para executar a alteração imediatamente ou selecione “Sair sem reiniciar” para continuar usando o PC e remover de vez os programas só após o próximo reset.
Mudança será efetivada no próximo reset do PC com Windows 7 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)