Dragon Ball FighterZ, lançado no final de janeiro, tem sido o grande jogo nos torneios profissionais de jogos de luta de 2018 e com pouco mais de três meses de vida, alguns nomes de atletas por todo o mundo já se destacam na cena, seja por conta de seus desempenhos nos placares de líderes online do game, seja por suas vitórias nos campeonatos presenciais.
Nesta quarta (9), chega uma grande atualização no balanceamento entre os lutadores do jogo. Este fator deve alterar as composições dos times e desenvolver ainda mais o complexo metagame de DBFZ. Relembre como o game se desenvolveu neste período entre fevereiro e a primeira semana de maio e quais nomes predominam nas melhores posições do mundo competitivo.
Os primeiros grandes nomes na cena de DBFZ
Enquanto a cena dos jogos de luta iniciava seu retorno às atividades presenciais, tivemos a primeira quinzena de fevereiro marcada por dois grandes nomes na jogatina online e torneios locais. O jovem norte-americano Dominique "Sonic Fox" McLean, mais conhecido por seu incomparável desempenho em games da NetherRealm, ganhou grande reconhecimento logo de cara graças a sua dominação online desde o período beta prévio ao lançamento.
O segundo nome é o de Goichi "Go1" Kishida, um japonês que ficou bem mais conhecido em sua carreira por Street Fighter V. Ambos trocaram provocações amistosas e estabeleceram a primeira rivalidade em Dragon Ball FighterZ, o que incendiou a empolgação dos espectadores.
Com os primeiros torneios, vimos uma prova de que a vasta comunidade dos jogos de luta abraçou a chegada de DBFZ. Derek "Nakkiel" Bruscas, jogador destaque em Guilty Gear e BlazBlue (jogos produzidos pela Arc System Works assim como DBFZ), também tem sido um dos destaques iniciais desde a beta do game por ocupar o topo do ranking online. O sueco William "Leffen" Hjelte, que já é consagrado na cena de Smash Bros Melee, decidiu dedicar-se profissionalmente ao novo game da Bandai Namco.
Vindo das competições de games da Capcom, vemos o lendário norte-americano Justin Wong acompanhado de outros jogadores também renomados em SF e Marvel vs. Capcom, como Ryota "Inoue" Kazunoko, Christopher "NYChrisG" Gonzalez e Ryo "Dogura" Nozaki (que ainda é excelente em Guilty Gear).
Fechando esse elenco, temos Jonathon "Cloud 805" Morales, Jon "Dekillsage" Coello, Steve "Supernoon" Carbajal e Vineeth "ApologyMan" Meka. Ambos são estrelas nos torneios de MvC Infinite, jogo que foi comparado a DBFZ no ano passado, mas que hoje não possui lugar de destaque nos maiores campeonatos como a EVO.
Fora da cena competitiva, vimos o enorme apoio de youtubers norte-americanos como Maximillian Dood e Vesper Arcade no período que precedia o lançamento de DBFZ. Ambos exploraram os aspectos de jogabilidade de todo o elenco de lutadores, o que favoreceu a recepção para o game entre espectadores e atletas. Hora de falar sobre as grandes competições que o jogo proporcionou até agora e como os jogadores se saíram diante de três meses de embates.
Resultados gerais dos torneios entre fevereiro e maio
Diferente de Street Fighter V e Tekken 7, que possuem seus circuitos oficiais, o jogo mais recente da franquia de Goku não possui nenhuma liga profissional promovida pela Bandai Namco ou pela Arc System Works. Mas isso não impediu que o jogo aparecesse em tudo quanto é tipo de evento ao redor do mundo. Até agora, pelo menos 16 grandes torneios foram disputados em países como EUA, República Dominicana, Bélgica, Kuwait, Tailândia, Vietnã e Japão.
O mês de fevereiro apresentou torneios sem destaque para a cena internacional, embora o Winter Brawl 12 tenha servido como o primeiro palco de exibição para o time de Sonic Fox, inicialmente formado por Goku Black, Hit e o temido Andróide 16. A performance na grande final foi incrível: ele venceu NYChris G por 3 a 0 para resetar a bracket e depois repetiu o resultado para levar seu primeiro título de importância no game.
No outro lado do planeta, Go1 vencia o torneio premier Tokaigi 2018 com Cell, Goku Black e Vegeta, competindo contra renomados atletas como o novato Naoki "Moke" Nakayama, o veterano Hiroyuki "Eita" Nagata e o já mencionado Dogura.
Em março, a rivalidade entre Go1 e SonicFox foi finalmente levada aos torneios. Os dois se enfrentaram numa partida de exibição como prévia para o Final Round 2018, no formato FT10 ("melhor de 10") e Go1 levou a melhor. O jogador de Vegeta repetiu o resultado no evento principal contra Sonic Fox, resetando a bracket por 3 a 0 e depois vencendo a final por 3 a 2 de forma dramática. Dogura ficou em 3º no Final Round mas levou o título no Thaiger Uppercut no fim do mês. Inclusive, ele foi um dos únicos a vencer Go1 neste período de três meses.
Logo depois, no primeiro dia de abril, Go1 levou o título do NorCal Regionals, agora diante de seu conterrâneo Moke, seguido por Supernoon em terceiro. Simultaneamente ao NCR, aconteceu o Anime Ascension, que levou Eli "LostSoul" Rabadad ao título contra Reynald Tacsuan, ambos dos EUA. Respectivamente, eles são conhecidos por vitórias em Guilty Gear e The King of Fighters.
Para finalizar a conquista de Go1 por diferentes continentes, ele foi à Europa e venceu o habilidoso Leffen no Brussels Challenge Major. Nesta altura, o time do campeão japonês já tinha consolidado Gohan (adulto), Cell e Vegeta como os lutadores mais fortes do game.
Nas duas semanas posteriores, viu-se duas qualificatórias para o Summit of Power, grande evento de DBFZ que acontecerá em junho. Mesmo que já esteja entre os oito convidados, SonicFox (agora com Kid Buu, Cell e Gotenks no time) foi ao NBLC Super e venceu Eduardo "HookGangGod" Deno, um dos nomes mais evidentes deste último mês (usando Piccolo como sua marca registrada); LostSoul ficou em 3º lugar.
Já no WSO Open at Red Bull Gaming Sphere, ocorrido na Inglaterra, vimos a vitória de Jet "Aixy" Ly, destaque entre jogadores da cena local, contra o renomado Denom "A Foxy Grampa" Jones, por ótimos resultados em Mortal Kombat X e Injustice 2.
Outros torneios menores do mês: No Kuwait Battle Royale, "Hayat" foi o vencedor; no Michigan Masters (EUA), o canadense "Teemo" alcançou sua primeira vitória depois de amargar um vice num campeonato local; no sudoeste asiático, o veterano Martin "Marn" Pham - melhor conhecido por atuações em torneios de Ultimate Marvel vs. Capcom 3 - ganhou o Saigon Cup em sua terra natal, o Vietnã; e na República Dominicana, um poderoso embate entre jogadores locais com vitória do novato "LungsterX" contra Daris "DR Gross" Daniel, estrela em torneios de Injustice 2.
Para fechar com chave de ouro este ciclo inicial de DBFZ, tivemos três grandes eventos. No último fim de semana de abril, aconteceu o Super TSB em Nova Iorque com um poderoso top 4: Dekillsage em primeiro, SonicFox em segundo, HookGangGod em terceiro e Nakkiel em quarto; no domingo passado (06), Go1 se consolidava como o maior vencedor da atualidade no colossal torneio japonês KVO x TSB 2018 chegando ao seu sétimo título de sete eventos disputados; e no exímio Texas Showdown (EUA) deste último fim de semana (4 a 6), NYChrisG finalmente chegava ao topo de um grande torneio de DBFZ, contra o promissor HookGangGod em 2º e Nakkiel em 3º.
Um novo panorama para os times de Dragon Ball FighterZ
Ainda que DBFZ esteja em seu início competitivo, o predomínio de personagens como Gohan Adulto, Cell, Goku Black e Vegeta ficou evidente nos times dos melhores jogadores do mundo. Aliás, o príncipe dos saiyajins apareceu nos oito times do top 8 do KVO X TSB 2018, o que confirma a validade das tier lists, tabelas apresentadas por jogadores que classificam os lutadores de um jogo de acordo com a sua viabilidade para o cenário profissional.
Com a nova atualização do jogo, alguns lutadores serão reajustados: os mais fortes sofrerão redução de poder, enquanto os mais desfavorecidos recebem melhorias significativas. Quem sabe, low tiers como Krillin, Ginyu, Nappa, Beerus e Majin Boo possam se tornar potenciais combatentes dos times campeões de DBFZ.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Undervolting: conheça a técnica que ajuda a economizar energia no PC
- CS:GO: na estreia de coldzera, FaZe perde para a EG na ESL One New York
- The Flock promete parar de funcionar quando os jogadores morrerem
- Zenfone 2 Deluxe: cinco coisas que você precisa saber antes de comprar
- Celular roubado durante o réveillon: veja o que fazer no iPhone e Android
- Natal: como criar cartões natalinos com o Adobe Post para iPhone
- Mouse: conhe?a a hist?ria deste perif?rico t?o importante atualmente
- Processadores Atom da Intel vão permitir vídeos 4K em PCs mais baratos
- Como desativar a confirmação de leitura no WhatsApp para Windows Phone?
- Lista traz golpes mais comuns na Internet; saiba como se proteger