Computadores com Windows podem apresentar congelamento repentino que impedem o uso do PC por determinado período. Esse tipo de erro ocorre em várias versões do sistema, desde versões antigas como o Windows XP até o mais moderno Windows 10.
O problema pode ter várias causas, como falhas de aplicativos defeituosos, pane gráfica e corrupção do sistema. Veja a seguir quatro dicas que podem ajudar a solucionar casos de travamento em computadores de qualquer marca.
1. Finalizar um programa
O clássico comando para “Finalizar tarefa” ainda é uma medida útil no Windows para cancelar um programa e tentar recuperar o funcionamento dele. Em qualquer versão do sistema, use a combinação de teclas "Ctrl"+"Alt"+"Del" para abrir o menu e selecionar o Gerenciador de Tarefas. Clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo com defeito e encerre a atividade. Depois, abra o app novamente para checar se o problema foi resolvido.
2. Finalizar um app moderno
A partir da atualização Windows 10 April 2018 Update, a Microsoft permite finalizar um programa com erro também pelas configurações do sistema, desde que seja um aplicativo baixado pela loja. Confira o tutorial a seguir.
Passo 1. Abra o "Menu Iniciar" e clique na engrenagem para abrir as configurações do Windows 10;
Passo 2. Acesse o menu "Aplicativos";
Passo 3. Procure pelo aplicativo problemático na lista e clique para expandir opções. Em seguida, selecione "Opções avançadas";
Passo 4. Role a página até a seção "Terminar" e clique para encerrar o programa e processos relacionados a ele imediatamente.
3. Resetar a placa gráfica
Caso o problema de congelamento afete o sistema por completo, e não apenas um programa, uma alternativa é reiniciar os gráficos do computador. Poucos usuários conhecem, mas o Windows dispõe de um atalho no teclado que permite executar a tarefa facilmente, sem interferir no funcionamento do PC.
Use o comando "Win"+"Ctrl"+"Shift"+"B" para resetar a placa gráfica. A imagem do PC irá piscar brevemente, o que indica o reinício dos gráficos. Em seguida, tente usar o computador de novo normalmente. O comando "Alt"+"Tab" pode ser necessário para obter a imagem de volta. Caso a falha seja por um erro apenas da placa de vídeo, o funcionamento deverá ser reestabelecido.
4. Desligamento forçado
Por fim, caso nenhuma dessas medidas funcionar, o Windows deve estar com uma pane mais séria. Nesses casos, a melhor medida é forçar o desligamento para encerrar todos os processos de maneira forçada e tentar reaver a operação normal com um novo boot.
Um desligamento forçado requer manter o botão liga/desliga da máquina pressionado por cerca de 10 a 15 segundos. Após esse período, o computador deverá desligar sozinho. Vale lembrar que esse método elimina qualquer trabalho não salvo.
Pronto. Use as dicas quando o seu PC parar de funcionar por congelamento.
Windows 10 não quer iniciar: o que fazer? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como cancelar o Apple Arcade, serviço de assinatura de games do iPhone
- Lançamento do LG G8S ThinQ no Brasil será em 24 de julho
- PES 2017 e No Man's Sky são os destaques nos trailers da semana
- Final da Série B da LBFF 2021: veja times e como assistir ao vivo
- Pen drive eyeDisk usa leitor de íris para desbloquear arquivos
- Placa-mãe da Colorful abriga GPU GTX 1070 da Nvidia
- Galaxy A71 recebe atualização com Android 11 e One UI 3.1
- Corinthians anuncia time de Free Fire; veja nomes que vão jogar no Timão
- Como baixar e acessar a fase secreta de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy
- Como escolher um notebook para trabalhar