O modo Picture-in-Picture (também conhecido como PiP) é uma das principais novidades do Android O. Com ele, os usuários podem assistir vídeos ou conversar por videoconferência enquanto utilizam outros aplicativos. Para isso, é necessário que a aplicação seja compatível com a funcionalidade e que esteja ativada nas configurações do app ou celular.
Alguns apps, entretanto, têm as suas particularidades: no Netflix, o recurso funciona apenas no Android 8.1, e, no YouTube, somente usuários do serviço pago têm acesso à ferramenta. Confira, a seguir, como ativar o PiP e usá-la no Android Oreo e em aplicativos como o WhatsApp, Google Chrome e o Google Maps.
Ativar a função Picture-in-Picture
Passo 1. Abra as configurações do sistema em “Configurar”. Depois, vá em “Apps e notificações”.
Passo 2. Clique na opção “Avançadas” e, depois, em “Acesso especial ao app”.
Passo 3. Escolha a opção “Imagem na Imagem”. Na tela que abrir, é possível visualizar os apps compatíveis com o recurso. Caso algum esteja marcado com “Não”, significa que a função está desabilitada. Para ativá-la, basta tocar sobre o nome do app para acessar as configurações do recurso no aplicativo.
Passo 4. Toque sobre a chave ao lado da opção “Ativar picture-in-picture”. Ao acionar, a chave mudará de cinza para azul, indicando que o PIP está ativado.
Como usar o PiP no WhatsApp
Passo 1. É possível utilizar o recurso Picture-in-Picture durante videconferências no WhatsApp. Para ativá-lo, é preciso apenas apertar o botão home enquanto a conversa em tela cheia. Imediatamente, o vídeo aparecerá em miniatura e o usuário poderá utilizar outros apps normalmente sem encerrar o bate-papo. Você também pode arrastar a chamada minimizada entre os cantos da tela.
Passo 2. Ao tocar sobre o vídeo, surgirão algumas opções. O retângulo no centro permite retornar ao modo tela cheia, enquanto o “X” pode ser usado para fechar o vídeo. Além disso, é possível “descartar” a janela, ao arrastar o player para a parte inferior do display.
Como usar o PiP no Google Chrome
Passo 1. No Chrome, também é possível utilizar o PiP, contanto que os vídeos não sejam do YouTube. Para isso, basta dar play normalmente e, em seguida, ativar o modo de tela cheia.
Passo 2. Como o modo tela cheia ativada, pressione o botão home para ativar o recurso.
Passo 3. Assim como no WhatsApp, é possível arrastar o vídeo enquanto usa outro app. Ao tocar sobre o player, você verá um retângulo no centro, que permite retornar ao modo tela cheia. Para fechar o vídeo, basta clicar no “X”.
Passo 4. O conteúdo continuará sendo exibido mesmo enquanto visualiza os apps abertos recentemente. Também é possível fechar o player ao arrastá-lo para a parte inferior da tela. Ao terminar o conteúdo exibido, o vídeo se fechará sozinho.
Como usar o PiP no Google Maps
Passo 1. É possível usar o recurso Picture-in-Picture no Maps no modo navegação. Para ativar a função, aperte o botão home. É possível arrastar a janela flutuante entre os quatro cantos da tela.
Passo 2. Ao tocar sobre a rota em miniatura, será exibido um retângulo, que permite voltar ao modo tela cheia. Para fechar, basta tocar no "X" ou arrastá-lo para a parte inferior da tela.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como criar um avatar no Facebook? Nova função de caricatura faz sucesso
- Apps para Windows Phone: Sketch Me, Movie Creator e outros tops da semana
- Modo escuro no WhatsApp Web: como deixar o fundo preto no PC
- Como compartilhar código promocional do Uber Eats e ganhar desconto
- Carteira virtual: como escolher o app para guardar Bitcoin e outras moedas
- Como fazer sua Retrospectiva 2016 do Instagram com o site Best9
- Tony Hawk’s 5: versões de PS3 e PS4 terão personagens exclusivos
- Smark Translator traduz 37 idiomas e permite conversar em tempo real
- Selphy CP1300, impressora fotográfica portátil da Canon, chega ao Brasil
- Como mudar o idioma do Amazon Prime Video