O WhatsApp anunciou o fim do suporte ao sistema iOS 7 em 2020. Na prática, isso significa que os donos de iPhone 4 não poderão mais atualizar o mensageiro a partir daquele ano. O mensageiro explica que sistemas operacionais antigos não contarão mais com novos recursos no app.
Além disso, algumas funções podem sofrer instabilidade ou simplesmente deixar de funcionar. A empresa orienta, também, a migração para dispositivos mais recentes, como gerações de iPhone com iOS 8 em diante, para manter o uso do mensageiro.
A mudança, no entanto, não deve impactar tantos usuários, já que o iOS 7 se concentra em apenas 0,22% dos celulares, de acordo com dados da Apteligent. Com a decisão, o WhatsApp deve concentrar esforços em sistemas de maior popularidade. O iOS 11, por exemplo, está instalado em mais de 86% dos dispositivos móveis da Apple.
O iOS 7 foi anunciado pela Apple em 2013, no mesmo dia de lançamento do iPhone 5S. O sistema operacional móvel se destacou, na época, por trazer um design completamente novo, que, até hoje, serve como base nas versões mais atuais do iOS.
O WhatsApp também divulgou um cronograma para outros sistemas operacionais. Entre eles, está o Android 2.3.7 Gingerbread, lançado em 2010. Veja, na lista abaixo, até quando o app estará disponível para versões anteriores do Android, iOS e Nokia S40:
Nokia S40: 31 de dezembro de 2018;
Android 2.3.7 Gingerbread ou anterior: 1 de fevereiro de 2020;