O IGTV é a nova plataforma do Instagram voltada exclusivamente para vídeos. A Instagram TV tem recursos diferentes para contas verificadas e contas comuns da rede social. O foco dessa novidade são os usuários que já usam o Instagram como uma plataforma de criação de conteúdo. Lançada nesta quarta-feira (20), a função, que pode ser usada dentro do app de fotos ou como um aplicativo separado, deve impactar a forma como assistimos a esse tipo de conteúdo na Internet. Com vídeos filmados apenas na vertical e com duração de até uma hora, a ferramenta parece ter vindo para bater de frente com o YouTube e até com televisão tradicional. Confira, a seguir, o que é e como funciona o novo IGTV.
IGTV é um aplicativo independente...
O IGTV é um aplicativo separado do app do Instagram. Já está disponível para dispositivos Android e iPhone (iOS) e pode ser baixado de graça. Ele também pode ser acessado mesmo sem baixar o aplicativo à parte: para isso, basta tocar sobre o ícone de televisão, ao lado do Instagram Direct, no canto superior direito da tela do celular. O ícone deve estar disponível na interface a partir da nova atualização do Instagram, liberada na manhã de hoje (21). Veja neste tutorial como atualizar o Instagram.
...Mas com integraçã
Apesar de independente, o IGTV tem integração total com o Instagram. As interfaces dos dois apps são parecidas: o IGTV usa a mesma paleta de cores e tem usabilidade semelhante, principalmente, nos comandos do Stories.
Além disso, a conta usada para entrar no IGTV é a mesma do Instagram, por isso, você segue imediatamente as mesmas pessoas na seção de vídeos do app. Sempre que há novos vídeos postados na plataforma, o usuário pode conferir a notificação pelo ícone de televisão próximo aos Stories.
É possível assistir a vídeos do IGTV no Instagram
Ainda que tenha sido criado um aplicativo exclusivo para postagem e transmissão dos vídeos, os conteúdos também podem ser assistidos no próprio Instagram, caso o usuário ainda não tenha baixado a novidade. Ou seja, quem não tem espaço no celular ou não tem interesse em baixar o aplicativo por qualquer motivo, não fica privado de assistir aos conteúdos lá postados.
Somente vídeos na vertical
O IGTV foi pensado para postagem de vídeos na vertical, portanto, não são aceitos conteúdos gravados na horizontal. Ao publicar algo nesse formato, o próprio aplicativo faz o recorte horizontal, o que faz a imagem perder bastante qualidade. Isso foi planejado justamente porque já usamos smartphones nessa posição.
Assim, a lógica é a mesma que acontecia no início do Stories, tanto para fotos quanto para vídeos. Mas vale lembrar que, depois de um tempo, o Instagram mudou de ideia e passou a permitir mídia horizontal em histórias. Fica, então, a dúvida se no futuro será possível ou não vídeos de outros formatos no IGTV.
Vídeos em alta qualidade
A ferramenta suporta de vídeos em resolução 4K. Ainda que a grande maioria dos celulares não chegue a exibir na resolução Ultra HD, esse padrão é uma tendência do mercado mobile. O suporte a um padrão tão alto parece ter sido uma aposta no sentido de criar na Instagram TV um caráter bem profissional.
Vídeos de até uma hora
A outra grande novidade é o limite de tempo de vídeo. A rede social do Instagram começou sendo somente para fotos, depois permitiu a postagem de vídeos com até 15 segundos, em seguida aumentou o tempo para um minuto. Agora, contas verificadas podem postar vídeos de até uma hora, enquanto contas comuns têm o limite de dez minutos.
Assistir a vídeos sem ter um canal
Todo usuário do Instagram pode ter acesso total aos conteúdos postados no IGTV. Acontece da mesma forma que o YouTube: você pode até optar por criar seu próprio canal, mas não é um requisito para usar o app para assistir ao que é postado por lá.
O IGTV quer ser uma televisão mobile
Ao lançar o novo aplicativo, Kevin Systrom, co-fundador e CEO da marca, apresentou o IGTV como uma nova forma de assistir a televisão online. O paralelo entre o app e a TV está no fato de que assim que o usuário abre o aplicativo, vídeos já são transmitidos. Não é preciso procurar conteúdo nenhum: o processo é automático, da mesma forma como se faz com aparelhos televisivos.
O IGTV também tem Direct
O IGTV tem integração com o Direct do Instagram. O usuário pode compartilhar um vídeo por lá com outros usuários e quem recebe tem acesso ao vídeo da mesma forma que teria como acontece com qualquer outro conteúdo compartilhado pelo Direct, sejam posts de feed ou stories.
Instagrammers já estão produzindo conteúdo
O lançamento é recente, mas já tem gente pensando em conteúdos exclusivos para o formato. No Brasil, a cantora Anitta postou um vídeo para informar que publicaria o processo de criação da sua próxima música, "Veneno Vs Medicina". Selena Gomez, cantora internacional, já tem um curta metragem postado no IGTV.
Meu feed do Instagram não atualiza: o que fazer? Veja no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Conheça os piores jogos para PC de todos os tempos
- Periscope: como saber quem assistiu aos seus vídeos gravados
- Google encerra o Picasa; saiba o que acontece com suas fotos e álbuns
- Vai comprar um notebook Dell? Veja opções por menos de R$ 2.000
- Forza Motorsport 6 ganha pacote com carros de brinquedo da Hot Wheels
- Aplicativo para descobrir música: veja cinco opções para celular
- Galaxy A51 vs Moto G8 Plus: compare preço e ficha técnica
- Loja da Xiaomi no Brasil é autuada por produtos sem homologação; entenda
- Street Fighter 5 ganha Tracer, de Overwatch, por meio de mod
- Conheça os principais modelos de cabo USB OTG disponíveis no mercado