O modo Não Perturbe do Android O (8) oferece algumas possibilidades de configuração para que os usuários do sistema não sejam incomodados em momentos indevidos. É possível escolher entre três opções de silenciamento ou criar regras específicas para a ativação automática do recurso, seja a partir de determinado dia e horário ou seguindo eventos do calendário.
Para configurar o recurso no seu celular, confira o tutorial a seguir. O passo a passo foi feito em um Moto Z2 Play com Android O e também serve para outros dispositivos.
Procedimento
Passo 1. Arraste o dedo de cima para baixo, a partir do topo da tela, para abrir o menu rápido do Android. Em seguida, toque sobre o ícone do modo “Não perturbe” para acessá-lo – ele tem formato de esfera com um traço no centro.
Passo 2. Caso ainda não esteja ativado, clique sobre a chave na parte superior da tela para acioná-lo. Logo, serão exibidas as três opções para não ser incomodado existentes no sistema:
- “Silêncio total”: bloqueia todos os sons e vibrações, incluindo alarmes.
- “Somente alarmes”: apenas alarmes serão reproduzidos.
- “Somente prioridades”: somente as prioridades definidas pelos usuários serão notificadas.
Passo 3. Cada uma dessas opções apresenta duas formas para sair do modo escolhido: até que o usuário desative o recurso ou mantê-lo ativo por uma hora. Amplie ou reduza a quantidade de horas nos sinais de “+” ou “-”.
Aos fins de semana, mais um item surge na tela, oferecendo a possibilidade de cancelar o “Não perturbe” somente na segunda-feira. Selecionadas as preferências iniciais, vá em “Mais configurações” para acessar permissões e criar regras especiais.
Passo 4. Em “Preferências de ‘Não perturbe’”, é possível selecionar quais são as exceções no modo “Somente prioridade”. Para configurá-las, vá em “Permissões em ‘Somente prioridade’” e, na tela seguinte, ative as chaves referentes aos tipo de alertas a serem permitidos, como “Lembretes”, “Eventos” e “Remetentes repetidos”, que libera a chamada caso seja a segunda ligação dentro de 15 minutos, feita por uma mesma pessoa. Os alarmes são sempre permitidos.
Passo 5. Já em “Mensagens”, o usuário pode escolher ser perturbado com textos de qualquer pessoa, somente dos nomes salvos nos contatos, apenas os favoritos ou de ninguém.
Passo 6. O mesmo tipo de seleção deve ser feito no que diz respeito às chamadas recebidas enquanto o modo “Não perturbe” estiver ativado.
Passo 7. De volta ao menu inicial, vá em “Bloquear perturbação visual”. Nessa área é possível optar por não ser incomodado por notificações visuais. O sistema oferece a possibilidade de impedir avisos com a tela apagada ou ligada – ou seja, mesmo que o smartphone esteja em uso no momento, o recado só será exibido quando o modo para não incomodar estiver desativado.
Como criar regras automáticas
Passo 1. O modo “Não perturbe” do Android oferece ainda a possibilidade de criar regras automáticas, que ativam o recurso de modo não manual. A funcionalidade é bastante útil para quem não deseja ser incomodado durante o horário de trabalho ou em reuniões, por exemplo. Estão disponíveis dois tipos:
- “Regra de evento”: integrado com os programas da agenda do Google da conta vinculada;
- “Regra de horário”: estipulada de acordo com determinado dia e hora.
Para criar, toque em “Adicionar mais” e, em seguida, escolha o tipo de regra desejado.
Passo 2. Iniciaremos com uma Regra de horário. Primeiramente, atribua um nome e conclua em “Ok”. Depois, toque em “Dias” para determinar em quais dias da semana essa regra do modo “Não perturbe” será acionada automaticamente.
Passo 3. Toque sobre as caixas correspondentes para incluir ou excluir um dia e finalize a seleção em “Ok”. Em seguida, vá em “Horário de início” para definir o momento em que a regra entrará em ação.
Passo 4. Atribua o horário desejado e vá em “Ok”. O processo é exatamente o mesmo para estabelecer o horário de término da regra. Em seguida, toque sobre “Preferências de ‘Não perturbe’”.
Passo 5. Escolha uma das três opções. Por fim, há ainda a opção de encerrar a regra com o próximo alarme e, não necessariamente, no horário de término escolhido. Para isso, é só ativar a chave do item “Alarme substitui horário de término”.
Passo 6. Já para criar uma regra de evento, mais uma vez, toque em “Adicionar mais” e, então, escolha a opção desejada.
Passo 7. Atribua um nome à regra e toque em “Ok”. Em seguida, vá em “Durante eventos de”.
Passo 8. Agora, escolha se quer usar as informações de qualquer agenda ou da agenda vinculada à sua conta do Google. Logo, vá em “Onde a resposta seja”.
Passo 9. Na tela, surgirão opções para o tipo de resposta dada para o evento que ativará o modo “Não perturbe”. É possível escolher entre “Sim, talvez ou sem resposta”, “Sim ou talvez” ou apenas “Sim”. Escolha a opção desejada e vá em “Preferências de ‘Não perturbe’”.
Passo 10. Selecione a opção desejada.
Como excluir uma regra
Passo 1. Caso uma regra criada não seja mais útil, o usuário pode excluí-la. Toque sobre o ícone de lixeira ao lado do item que deseja deletar e, em seguida, confirme.
Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Falha no WhatsApp que permite modificar mensagens continua sem solução
- Headset gamer CloudX da HyperX para Xbox One chega ao Brasil
- Como conseguir a Magitek Suit, acessório secreto de Final Fantasy XV
- Intel revela novos chips de 10ª geração com até 5,3 GHz para notebooks
- WhatsApp: como enviar mensagem de Ano Novo para todos de uma vez só
- Google Maps: veja características de um estabelecimento pelo celular
- Como criar um clube em The Sims 4, game de estratégia da EA
- Fim do Google+: relembre motivos para o fracasso da rede social
- Far Cry 4 receberá Complete Edition com todos os extras do game
- Como fazer banner para YouTube pelo celular